Blog - Administração
E é uma categoria de sistemas de computador projetados para auxiliar as empresas de fundição em todo o processo de produção de peças metálicas fundidas, usinadas ou beneficiadas.
Esses softwares de PCP para fundição são projetados para ajudar as empresas de fundição a otimizar a produção, minimizar o desperdício e reduzir o tempo de inatividade da máquina.
Os softwares também conhecidos como software de Gerenciamento de produção permitem que as empresas gerenciem todo o processo de produção, desde a criação de modelos de peças até o planejamento da produção, alocação de recursos e rastreamento do processo. Incluindo a Análise de custos.
Através da engenharia do produto, ferramentais, carga de máquinas e modelos, os softwares para fundição, podem ajudar as empresas a estimar os custos de produção e identificar áreas onde os custos podem ser reduzidos. Além de alavancar processos otimizados.
Um bom software de produção, de PCP, necessita incluir e se conectar com os outros módulos do ERP . Toda a cadeia empresarial, não só o setor produtivo, deve ser envolvido no processo de planejamento e controle da produção, que na essência é o motivo da fundição existir e atender seus clientes.
Softwares de PCP inteligentes, além de se conectar com suprimentos, logística, expedição, RH e financeiro, tem funcionalidades e recursos específicos conforme a planta da fábrica e o maquinário disponível. Como por exemplo o tipo de moldação, se manual ou mecanizada, se o forno é indução, sua capacidade, área de moldação, macharia, levantamento de área, limpeza de peças por jateamento de areia, ar, etc.
Mas todos são projetados para ajudar as empresas de fundição a aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade das peças produzidas.
O software para fundição é uma ferramenta de simulação que ajuda na análise e otimização dos processos de fundição de metais.
Ele foi projetado para permitir ao gestor e toda equipe usar de forma otimizada todo o ferramental, mão de obra e todos os recursos disponíveis dentro do orçamento e realidade de cada indústria.
Os softwares de PCP possuem uma ficha técnica completa e integrada à toda empresa (ao ERP), que é essencial para a indústria de fundição. Pois todos os dados estão num único repositório e disponível (através de níveis e permissões de acessos) para que o engine, o motor inteligente do software, processe os algorítimos para reduzir o tempo e os custos de desenvolvimento, além de melhorar a qualidade e consistência dos produtos.
O software de PCP permite que a equipe envolvida gere e acompanhe os fluxos de produção das ordens de fabricação através de smartfones e de forma muito simples e natural, dentro dos processos produtivos.
E todos os dados, processos e respostas ao sistema, formam um bigdata e alimenta a maquina de processos do software, que aprende automaticamente, utilizando algoritmos de Inteligente aritificial com a operação. Passando a sugerir, lembrar e apresentando dispositivos de “bobeira” que por muitas vezes param o processo de produção, geram perdas enormes, atrasam entregas e impedem de alcançar os resultados esperados e necessários, nesta indústria tão crítica como a fundição.
Também é possível simular cargas de máquinas, e processos virtualmente, experimentando diferentes condições, disponibilidade de recursos: máquinas, equipamentos, moldes, mão de obra, legislação e a carteira de pedidos a fabricar. Ajustando parâmetros e variáveis no sistema, tempos de setup e junção de produção que podem gerar ganhos de produtividade enormes. E isto é um dos pontos altos dos sistemas de produção,
Os softwares para fundição também permitem integrações com espectometros, cad e uma gama enorme de equipamentos e outras plataformas de softwares e hardwares, que permitem processar modelagem de processo de fundição, análise de fluxo de metal, simulação de solidificação, análise de microestrutura, simulação de resfriamento e encolhimento, entre outros.
Eles também podem ajudar a determinar a qualidade da peça final e a prever possíveis defeitos, como porosidade, trincas, distorção e outros problemas.
O software de PCP (Planejamento e Controle da Produção) para fundição ERP (Enterprise Resource Planning) é uma solução integrada que permite que as empresas de fundição gerenciem suas operações de forma mais eficiente e automatizada.
Ele ajuda a coordenar e planejar o fluxo de trabalho, desde o planejamento da produção até o controle de estoque, insumos, lotes de matérias primas, rastreabilidade, apoio aos processos de ISO-9000, qualidade, o faturamento e alimentar e disponibilizar através de dashboard (painéis visuais) os KPI’s.
O software de PCP para fundição é apenas um dos módulos do um ERP, que foi projetado para ajudar as empresas a melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade de seus produtos, por meio da integração de diversas funções e processos, como a gestão de vendas, finanças, suprimentos, recursos humanos, produção, compras e logística.
Este módulo de software de PCP é uma das principais ferramentas do ERP, pois permite que as empresas gerenciem as operações de produção de forma mais eficiente, com base em dados e informações precisas. Ele orienta na otimização do processo de produção, minimiza o desperdício de recursos e aumenta a produtividade, melhorando a qualidade dos produtos.
E consequentemente, aumenta os resultados e lucros, fidelizando clientes satisfeitos.
Com um software de PCP para fundição corretamente implantado, as empresas podem gerenciar suas programações de produção, controlar a demanda por matéria-prima, monitorar o estoque de produtos acabados, acompanhar os tempos de ciclo de produção, controlar os custos e gerar relatórios de desempenho em tempo real.
Um item crítico em qualquer indústria e maior ainda na indústria de fundição é a gestão de perdas e refugos.
Um simples erro de produção ou projeto mal calibrado, pode levar a devoluções de container e carregamentos inteiros, que podem facilmente comprometer os resultados financeiros desta indústria já com margens bem apertadas.
E um software de PCP que mensura e disponbiliza recursos como gestão de RNC (Registro de não-conformidades) com planos 5W2h, pode mitigar e evitar estas perdas e refugos de ‘forma milagrosa’.
E por último a gestão do domínio tecnológico.
A quantidade de croquis, modelos, desenhos e especificações técnicas, além da rotatividade inevitável dos dias atuais, da equipe (turn over), geram uma quantidade de registros, anotações e atualizações que se não geridas corretamente, podem voltar a recorrer. E erros e perdas já superados, simplesmente, porque um novo membro da equipe, resolve testar um novo processo, que já foi testado antes, mas não foi corretamente registrado; repitam, implicando novamente em perdas e que podem até ser irreversíveis.
Estes e outros recursos são essenciais para a indústria de fundição continuar inovando, crescendo e gerando resultados.
Fale conosco e saiba o que é a Vilesoft pode fazer para ajudar nos seus processos.
Afinal são mais de três décadas de especialização em fundição.