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KPI – Key Performance Indicator ou indicadores-chaves de desempenhos

Indicadores-chaves de desempenhos – Menos é mais!

Os KPI’s têm se tornado cada vez mais essenciais nos negócios. E com a explosão do ecossistema de startups, os conceitos e aplicações do KPI já deixaram de ser utensílios de grandes empresas ou item de consultorias.

O grande valor do KPI é ser numérico, ou seja, subjetividade ou medidas e grandezas subjetivas não se enquadram nele. Com isto, a frieza dos números permite um juízo correto para analisar, corrigir e atuar sobre os processos empresariais.

Mas como até água em excesso faz mal, indicadores demais também atrapalham. Por isto é essencial definir para cada área e função quais KPI’s importam para o sucesso e desempenho daquela parte do negócio. E isto não é tarefa fácil, pois temos a tendência em sempre querer saber mais sobre o negócio.

Então Como Fazer?

Comece com no máximo quatro indicadores para cada área. E segure-se por um período mínimo de quatro semanas antes de acrescentar ou remover qualquer um deles. Isto dará tempo para você e sua equipe entenderem o KPI, porque ele é importante e como obtê-lo com acurácia.

E por falar em acurácia, que é o nível de confiabilidade, um KPI com acurácia baixa ou distorcida pode até quebrar o seu negócio. Então, mais um motivo para não criar uma lista enorme deles. Em se tratando de gestão de KPI’s, menos pode ser de fato mais.

Concentre-se em ter os KPI’s que indicam os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais resultados e o que você precisa alcançar. Comece com o essencial, somente o que você precisa saber para checar e agir em processos críticos.

Tudo cresce a partir do que já é!

Ter KPI’s bem definidos e com alta acurácia, pode ser fundamental na estratégia de gestão e crescimento de uma empresa. E com os KPI’s básicos e essenciais implantados, sua empresa já estará no caminho certo para o processo de melhoria contínua, o PDCA (Plan Do Check Action), que toda organização necessita nos tempos atuais.

TENHA PROCESSOS IMPLANTADOS

Nós, da Vilesoft, sempre repetimos com ênfase que se tem um processo, por pior que ele seja, é possível melhorá-lo. Mas se não tem nenhum, não há chance alguma de perpetuar alguma coisa. Então, novamente, tenha menos KPI’s, mas tenha-os como processos em “processo” de melhoria contínua.

Comece definindo quatro KPI’s para a alta administração. Se sua empresa é pequena ou do tipo “eu sozinho”, ainda assim, defina quatro indicadores essenciais para o negócio, como:

  1. MRR – Receita Mensal Recorrente
  2. Margem de lucro ou resultado operacional
  3. Crescimento mensal (taxa de evolução)
  4. Qual seu market share

A partir desses quatro acima, cascateie para os níveis abaixo, cada um deles. Os quais sua equipe terá outros quatro para demonstrar mais detalhes sobre aquele item em específico. E assim sucessivamente.

Só por aqui você pode notar que descendo apenas um nível hierárquico, sua empresa já terá dezesseis KPI’s para administrar e gerar dados confiáveis, com alta acurácia, para tomada de decisão.

Feito isso, a partir do segundo mês você poderá ver claramente se faz sentido manter aquele KPI já em uso, melhorá-lo ou chegar à conclusão que ele precisa ser substituído ou removido.

Temos uma reunião semanal na Vilesoft que chamamos de REUNIÃO DO BOARD, a qual todos os diretores de unidades apresentam seus KPI’s. E é incrível como trazem informação prática, que não precisam de muita explicação. Só precisa de ação. E para isso os outros KPI’s de níveis inferiores ajudam a definir o quê, por quê, quem, quando, como, onde e quanto vai custar o que precisamos ajustar.

Outra coisa que ocorre sempre, é pedirmos para incluir uma coluna nova, ou uma sumarização de um determinado KPI. E nesta hora, precisamos ter cuidado para não descaracterizar a função daquele KPI, ou desnivelá-lo hierarquicamente na empresa. Pois, quando isso ocorre, o nível de acurácia e sua capacidade de gerar transformações e melhorias podem ser anuladas, passando a ser somente “enchimento de linguiça” de reunião.

Então, resumindo, comece do essencial e vá melhorando, criando indicadores que medem os resultados dos processos de forma útil e sem complicações.

Abaixo sugiro alguns KPI’s importantes que acredito que você precisa pensar em ter e nivelá-los conforme sua estrutura empresarial:

  • MRR (Receita Mensal Recorrente)
  • Custo por Lead / CAC Custo de aquisição de Clientes
  • Taxa de Churn
  • Fluxo de Caixa
  • Custo por Lead
  • Taxas de conversão
  • GMV – Volume bruto de mercadorias
  • LTV – Life time Value – Valor recebido enquanto um consumidor for cliente
  • NPS – Net Promoter Score é uma métrica que tem como objetivo medir a satisfação e lealdade dos clientes com as empresas

Você não precisa de uma empresa de consultoria para implantar KPI’s, mas é essencial que você utilize um bom software de gestão empresarial, um ERP, para lhe fornecer KPI’s em dashboards de fácil acesso, isso ajudará muito sua equipe automatizando a captura, tabulação e com alta acurácia.

Muito sucesso na gestão de sua empresa com os KPI’s certos.

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