Blog - Administração

O que é o Six Sigma e como utilizá-lo?

Aprenda agora a usar o Six Sigma na sua empresa!

Você irá aprender agora, em poucos minutos, a utilizar uma ferramenta de gestão estruturada, disciplinada e totalmente direcionada para a melhoria de processos da sua empresa!

Com uma metodologia quantitativa, o Six Sigma (ou Seis Sigma) tem como objetivo ajudar na gestão eficiente dos seus negócios. Com ele, você irá reduzir custos, otimizar processos e aumentar a satisfação de seus clientes.

Descubra agora como utilizar esta ferramenta poderosa e totalmente gratuita! 

O que é o Six Sigma?

Six Sigma é uma ferramenta de gestão extremamente útil para melhoria de processos de uma empresa.

Uma das metodologias dentro da aplicação do Six Sigma é conhecida pela sigla DMAIC:

  • Define; (definir)
  • Measure; (medir)
  • Analyze; (analisar)
  • Improve;  (melhorar)
  • Control. (controlar)

Esta é uma das metodologias mais utilizadas no mundo para a organização e melhoria de projetos empresariais. Por esse motivo, ensinaremos aqui, de forma simples e direta, passo a passo como ela funciona.

Primeiro, vamos entender as 5 fases:

Vilesoft Six Sigma

A seguir, veremos como o Six Sigma funciona, matematicamente falando. Mas fique super tranquilo e não se assuste com a linguagem ou os gráficos.

Você verá no exemplo, logo após essa explicação matemática, que o processo é muito mais simples do que parece. Verá ainda que hoje mesmo você não só pode, mas DEVE implementar esta valiosa ferramenta na sua empresa.

Six Sigma e a Matemática por trás desse método:

Na década de 80, o engenheiro Bill Smith descobriu que manter os processos da empresa dentro de uma curva normal de abertura 6σ (seis sigma) é o mesmo que manter inabalável o nível da qualidade.

Na área de exatas, sigma (σ) é a letra grega que representa o desvio padrão; ou seja, a medida de dispersão e variabilidade dos dados.

  • Na Figura 1 a seguir, temos essa curva normal, em que a linha vertical cinza representa a média da qualidade dos processos da empresa.
  • Na Figura 2, a área verde representa o “limite de satisfação” delimitado pelo gestor da empresa. As áreas vermelhas representam o que está além da zona de qualidade esperada. Ou seja: há falhas nessa região vermelha que precisam ser corrigidas para evitar mais prejuízos.
  • Na Figura 3, trazemos uma curva que representa um cenário ideal: a distância entre a média (linha vertical cinza) e os limites (linhas verticais verdes) são maiores ou iguais a 6σ. Não há, portanto, área com falhas nessa situação.

Vilesoft Six Sigma

Pareceu complicado? Fique tranquilo! Esses gráficos foram trazidos aqui apenas para que você entenda o conceito por trás desta ferramenta de gestão.

Veja, no exemplo a seguir, como é muito mais simples do que você imagina.

Exemplo prático do Six Sigma

Nada melhor que um bom exemplo para a compreensão desta ferramenta. Veja como é simples:

Cenário: Uma transportadora possui a meta de sempre entregar as encomendas em até, no máximo, 10 dias úteis. No entanto, o gestor percebe que há uma falha (uma dispersão) nesse processo e decide aplicar a ferramenta Six Sigma. Logo, as 5 fases ficariam mais ou menos assim:

Note que, com os dados dessa comparação entre a meta da transportadora e a medida de dispersão, o gestor identifica os erros de forma precisa e confiável.

Qual a vantagem de usar o Six Sigma na minha empresa?

Vilesoft Six Sigma

Como você viu, o Six Sigma é uma ferramenta de gestão estruturada, disciplinada e totalmente direcionada para a melhoria de processos específicos da sua empresa.

Não perca mais tempo e comece a usar agora esta valiosa ferramenta!

 

    Solicite uma demonstração gratuita








     

     

     

    Somos
    Associados
    Somos
    Certificados

    Acompanhe