Blog - Administração

O que é o Diagrama de Ishikawa e como utilizá-lo?

Aprenda agora a usar o Diagrama de Ishikawa na sua empresa!

Você tem um problema na sua empresa e precisa de uma solução? Há uma maneira rápida, organizada e totalmente gratuita para isso.

Aprenda agora a criar o Diagrama de Ishikawa para usá-lo ainda hoje nos seus negócios! É uma ferramenta de gestão eficaz e muito simples, que não exige nenhum conhecimento específico.

Vilesoft Diagrama de Ishikawa ERP.

O que é o Diagrama de Ishikawa?

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta muito visual e prática. Sua principal finalidade é ajudar a encontrar a raiz da causa de um problema de qualquer área da sua empresa.

Criado pelo engenheiro químico japonês Kaoru Ishikawa, o Diagrama de Ishikawa possui 6 classificações que ajudam a identificar a causa dos problemas. São elas:

1. Mão de obra

Indica que o problema está na equipe de colaboradores, seja por baixa qualificação ou imprudência.

2. Máquina

Aponta que o problema deriva de falhas mecânicas e que esse equipamento ou essa máquina precisa de ajustes.

3. Método 

Acusa que o problema está diretamente ligado ao procedimento da execução, como nas ferramentas de planejamento e softwares utilizados.

4. Medida

Indica que há uma falha na mensuração dos dados.

5. Meio ambiente

Quando fatores internos, como ruídos ou falta de espaço; ou externos, como o clima, originam o problema.

6. Material

O problema está na matéria-prima, seja na qualidade ou quantidade.

Você deve ter percebido que todas as 6 classificações acima se iniciam com a letra “M“. É por esse motivo que o Diagrama de Ishikawa é também conhecido como “Diagrama dos 6Ms”.

Essa ferramenta também possui algumas outras nomenclaturas, como “Diagrama Causa e Efeito” e “Diagrama Espinha de Peixe”. Você já vai entender o motivo dessa última expressão…

Vamos a um exemplo na prática?

Para criar um Diagrama de Ishikawa para sua empresa, inicialmente você deve desenhar o esboço abaixo em um papel ou quadro, ou pode imprimi-lo clicando aqui.

Exemplo prático do Diagrama de Ishikawa

Cenário: Uma transportadora possui um problema: gasto excessivo de combustível. O preço do combustível está nas alturas, e tudo que o proprietário dessa transportadora não quer é caminhão consumindo em excesso. Ele decide, então, montar o Diagrama de Ishikawa para identificar a raiz desse problema. Fica mais ou menos assim:

Note que, nesse diagrama parecido com uma “Espinha de Peixe”, agora o proprietário dessa transportadora tem todos os 6 fatores que apontam para o seu problema de forma visual e prática. 

Agora ficou fácil encontrar a raiz do problema “Gasto excessivo de combustível”, pois todas as variáveis que podem interferir nesse fator estão nessa única tela acima.

Ou seja, a origem desse problema só pode estar em uma (ou até mais de uma) dessas 6 variáveis. Há, portanto, uma certeza: essa falha está descrita nessa “Espinha de Peixe”, de forma simples e direta. 

Se a raiz desse problema estiver, por exemplo, em “Método”, basta reajustar as rotas de entrega para corrigir essa falha e começar a economizar combustível.

Qual a vantagem de usar o Diagrama de Ishikawa na minha empresa?

Vilesoft Diagrama de Ishikawa ERP.

Como você viu, o Diagrama de Ishikawa é extremamente útil para encontrar a raiz do problema de forma totalmente visual e rápida.

“Diagrama de Ishikawa”, “Diagrama de Espinha de Peixe”, “Diagrama de Causa e Efeito”, “Árvore de causa espinha de peixe”… são várias nomenclaturas para essa ferramenta, mas o conceito é um só: encontrar a raiz do problema e resolvê-lo!

 

    Solicite uma demonstração gratuita








     

    Somos
    Associados
    Somos
    Certificados

    Acompanhe