Blog - Administração
Você sente falta de ORGANIZAÇÃO nos dados da sua empresa? Então aprenda a usar uma ferramenta de gestão muito simples e totalmente gratuita!
Conheça o Histograma (ou gráfico de distribuição de frequências) e organize os dados da sua empresa de forma prática e inteligente.
O Histograma, também conhecido como Gráfico de Distribuição de Frequências, é uma ferramenta gráfica utilizada para a representação dos dados quantitativos de uma amostra.
Por meio de um gráfico com as barras verticais “coladas” umas nas outras, ele traz uma análise do comportamento de variáveis de uma forma muito simples de se visualizar.
Ou seja, com o Histograma, você poderá (de forma organizada) visualizar os dados da sua empresa de forma clara e direta, sem enrolação.
Para que essa ferramenta seja utilizada, primeiro é preciso fazer uma coleta de dados. Vamos entender um pouco melhor?
Vamos a um exemplo na prática
Nada melhor que um bom exemplo para a compreensão dessa ferramenta. Veja como é muito simples:
Vamos à construção do gráfico:
Pedro abriu uma planilha Excel e criou duas colunas.
Na primeira coluna, ele digitou o Intervalo de Classes (idades dos clientes, em anos); e, na segunda, a Frequência desses clientes em sua transportadora.
Veja como ficaram essas colunas, na imagem ao lado:
Em seguida, ele posicionou o mouse sobre a primeira célula criada, “Intervalo de classes (anos)”, e clicou:
Pedro clicou, então, em “Inserir” > “Gráfico Coluna 2D”:
Com isso, o Excel entregou o gráfico de barras ao lado:
No entanto, note que esse gráfico não é, ainda, um Histograma. Já sabe reconhecer o motivo?
Se você respondeu que o motivo é que as barras não estão “coladas”, acertou! Veja como é simples juntar essas barras verticais e, assim, obter o Histograma:
Como na imagem ao lado esquerdo, Pedro clicou com o botão direito do mouse em qualquer uma das barras e foi em “Formatar Série de Dados”.
Em seguida, ele digitou “0” (zero) no campo “Largura do Espaçamento”:
Histograma pronto! Veja o resultado:
Pronto! Em pouquíssimos minutos, durante uma reunião com a equipe do marketing, Pedro pôde identificar que a concentração do público-alvo de sua Transportadora está entre clientes de 20 a 40 anos de idade. Especialmente, entre 20 e 30 anos.
Como você viu, o Histograma é uma ferramenta gráfica muito importante para a representação dos dados quantitativos de uma amostra.
Com ele, você tem todos os dados organizados de forma simples e muito visual.
Caso, ao utilizar o Histograma, você perceba (por meio do gráfico obtido) alguma demanda que precise de maior atenção na sua empresa (ou até mesmo de ações corretivas), recomendamos que você utilize também a ferramenta de Gestão Diagrama de Ishikawa.
Se você ainda não conhece essa ferramenta, basta clicar aqui.