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Buscando conscientizar a importância da organização em empresas, foram desenvolvidos no Japão 5 sensos para nortear e possibilitar o aumento de produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, melhorando assim a competitividade no mercado. Sendo eles:
O primeiro fator é bem óbvio e consiste em organizar a empresa de forma que cada departamento esteja organizado e com seus devidos itens.
O segundo S além de ter ligação com o primeiro, lida com um dos maiores desafios enfrentados dentro das empresas hoje, a limpeza. A limpeza além de proporcionar um ambiente agradável e mais produtivo para os funcionários, evita acidentes, garante a qualidade do produto final e posteriormente conquista a fidelidade do cliente
Padrões. Quando se tem padrões estabelecidos tanto na produção, atendimento ou até na forma de organizar o seu estoque, isso garante que tudo sempre tenha um padrão de qualidade conhecido por todos os funcionários e melhor, pelos clientes. A falta de padrão impossibilita a excelência e a determinação de processos eficientes dentro da empresa. Crie uma identidade na cabeça do consumidor!
Se ter um padrão já não é uma tarefa fácil, educar a equipe a segui-lo pode ser ainda mais desafiador. Após ter criado o padrão dentro da empresa, deve-se instruir toda a equipe a segui-lo, e como toda a mudança de cultura é um longo processo, deve-se ter um profissional responsável para sempre que o caminho for desviado, a equipe ser colocada novamente no rumo. Com o tempo, a cultura será construída.
O quinto S, representa a boa utilização e organização dos materiais a serem utilizados em cada processo da empresa. Por exemplo, sempre que uma ferramenta chegar a um estado de inutilidade ou que comprometa todo o processo, ela deve ser retirada de uso e substituída para garantir a qualidade do produto final.
Por mais que seja um processo árduo e as vezes um pouco longo, o 5s garante a excelência. Em momentos de dificuldade econômica, devemos sempre olhar para melhorias internas pois a demanda sempre irá existir. Busque sempre a satisfação do seu cliente e a eficiência da sua equipe e processos internos. O “aumento das vendas” virá como consequência.