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A matriz BCG é uma ferramenta indispensável para que você conheça e tenha o controle do ciclo de vida de cada um de seus produtos.
Com a Matriz BCG você poderá se preparar para agir rápido quando seus produtos mudarem de fases, desde sua concepção até seu declínio.
No primeiro quadrante (1), conhecido como “cachorro magro”, você irá descrever o produto que ainda não gera muitos lucros. Vamos a um exemplo simples que fará com que você entenda bem a ideia:
Ex.: filme de máquina fotográfica (lembra daqueles rolinhos de filmes “negativos”, “escalas em preto e branco”…). Pois é, um dia eles estiveram neste quadrante.
No segundo quadrante (2), entra o produto “estrela” das vendas. Tente voltar no tempo e se lembrar de quando todo mundo queria (e precisava) comprar os filmes de máquinas para registrar todos os momentos inesquecíveis. As máquinas fotográficas estavam em alta! E investir em propagandas neste quadrante era inteligente e essencial.
No terceiro quadrante (3), conhecido como “vaca leiteira”, é aquele momento em que o produto continua trazendo muitos lucros, porém agora de forma orgânica, ou seja, você não precisa gastar montanhas de dinheiro com publicidade para ele ser conhecido e usado. Pois, quem comprou gostou e está comprando de novo.
Em nosso exemplo citado, aqui o cliente falava: “só compro filme desta marca pra minha máquina fotográfica”. Ou seja, já não é mais necessário tanto investimento para o produto gerar lucro. Ele é natural.
Empresa que não tem produtos neste quadrante, está no vermelho e tende a ter dificuldades sérias de caixa e perpetuação.
No quarto quadrante (4), ou “abacaxi”, também conhecido como “patinho feito”, fica aquele produto que o lucro já não supera o investimento. Por exemplo, com a chegada dos celulares e das câmeras digitais, o que ninguém queria era ter de continuar gastando com filmes de máquinas antigas e obsoletas. Ou seja, é bem provável que seja hora de cancelar essa linha de produtos.
Viu como a matriz BCG permite uma análise de portfólio clara e rápida de seus produtos?
É algo simples e que faz diferença significativa nos negócios. Não deixe seus produtos à deriva, você precisa conhecer a fase que cada produto está e por quanto tempo ainda estará no mercado. E principalmente fomentar para que o produto vá e fique no quadrante “vaca leiteira” o maior tempo possível.
PLANO NUNCA É UMA PROFECIA
Uma das coisas mais difíceis na gestão empresarial é planejar e projetar. Nós no máximo conseguimos fazer planos, e não profecias. Para isso, existe o software de gestão ERP da Vilesoft: automatizar tudo que pode ser mensurado e deixar sua equipe para as funções nobres é de encantar seus clientes.