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O que é Análise SWOT?

Conheça a Análise SWOT e impulsione seus negócios

 

A Análise SWOT (do inglês Strengths Weaknesses Opportunities and Threats), traduzida como Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), trata-se de um planejamento estratégico para seus negócios, um dos mais importantes do marketing.

 

Essa ferramenta possibilita uma avaliação mais sistemática e organizada acerca de decisões envolvendo novos projetos, confirmando se será de fato positiva essa tomada de decisão.

 

Isso porque, correr riscos em novos projetos pode ser algo perigoso e com altos custos. Por esse motivo, é de extrema importância o uso de uma ferramenta como a Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

 

Forças e Fraquezas

 

As Forças e as Fraquezas da Análise de SWOT (FoFa)  referem-se a uma perspectiva mais interna. Elas servem para avaliarmos os prós e os contras relacionados ao projeto específico que pretendemos implementar na empresa.

 

Oportunidades e Ameaças

 

Já as Oportunidades e Ameaças da Análise de SWOT (fOfA) referem-se a uma perspectiva mais externa, como um estudo do mercado, da concorrência e até mesmo da cultura e do ambiente em que a empresa está inserida. 

Aqui  entram as variáveis externas e que impactam diretamente os planos ou negócio em análise, bem como demonstra onde há oportunidades que casadas com as habilidades e diferencias do negócio, podem gerar as estratégias que a companhia precisa.

 

Resultado da Análise

 

Ao fazer uso dessa Análise, obtém-se (como resultado final) uma matriz quadrada de ordem 2×2, que é a Matriz SWOT. Essa matriz apresenta os fatores positivos e negativos (Prós e Contras), bem como os fatores internos e externos de forma clara e intuitiva.

 

Com essa matriz em mãos, você terá um apontamento preciso se a implementação do novo projeto será ou não um sucesso para sua empresa.

 

Vamos a um exemplo?

 

Suponha que você tenha uma transportadora e que esteja pensando em abrir uma nova filial na cidade Vida Feliz. Veja como ficaria esse cenário na Matriz FOFA:

 

 

Suponha ainda que, nesse exemplo acima, você esteja disposto a cobrir o preço desta única transportadora concorrente. Isso porque, não seria um problema para você fazer com que os empresários da cidade conhecessem seu produto, mesmo que para isso fosse necessário você abaixar o preço nos primeiros meses.

 

Ou seja, você estaria disposto a fazer isso, pois saberia que, ao conhecerem seu serviço, esses empresários continuariam contigo pagando o preço que você pedisse lá na frente. Logo, o elemento da segunda linha e segunda coluna da Matriz FOFA (Ameaças), que seria o único “negativo”, tornou-se irrelevante quando comparado aos demais elementos positivos da estrutura.

 

Portanto, com essa matriz em mãos, e analisando-se esse cenário exemplificado agora de maneira organizada e clara, parece que os empresários e moradores de Vida Feliz ficarão ainda mais felizes com sua nova filial na cidade. Está claro na Matriz FOFA que esse projeto tem tudo pra ser um sucesso!

 

Da mesma forma, ao analisar a Matriz FOFA você poderia chegar a uma conclusão de que os pontos negativos superariam os pontos positivos e, nesse caso, não seria viável a continuidade do projeto.

 

Vantagens da Matriz SWOT

 

A Matriz SWOT (ou Matriz FOFA) apresenta uma visão geral dos ambientes internos e externos relativos ao projeto de maneira intuitiva.

 

Assim que você mapeia essas situações na Matriz, ficam evidentes os riscos e as vantagens de se embarcar no projeto. Podendo mitigar os riscos e potencializar os pontos fortes.

 

Como começar a Matriz SWOT?

 

  1. Reúna sua equipe e faça um brainstorm (ou seja, proporcione um ambiente em que todos possam expor novas ideias);
  2. Façam uma análise dos fatores internos do projeto escolhido (Forças e Fraquezas);
  3. Analisem agora os fatores externos ao projeto (Oportunidades e Ameaças);
  4. Montem a Matriz SWOT;
  5. Identifiquem na Matriz os prós e os contras;
  6. Se o resultado for positivo: Arregacem as mangas e dediquem tempo para este novo projeto. Se for negativo: retomem ao passo 1.

 

Agora que você já sabe usar a análise de SWOT, coloque as mãos na massa e “bora” ter mais sucesso ainda.

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