Blog - Transportes

Nova versão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é obrigatória para os transportadores de carga no Brasil

A nova versão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) passou a ser obrigatória para os transportadores de carga no Brasil

O CT-e é um documento fiscal eletrônico que tem como objetivo documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizadas por qualquer modal (rodoviário, aéreo, ferroviário, aquaviário e duto viário).

O CT-e é emitido e armazenado eletronicamente, e sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e pela autorização de uso concedida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.

A nova versão do CT-e traz algumas mudanças em relação à versão anterior, incluindo a eliminação do procedimento de anulação, que agora pode ser substituído por um evento de prestação de serviço em desacordo e um CT-e de substituição.

PRAZO

Os transportadores de carga tiveram até o dia 31 de janeiro de 2024 para migrar para a nova versão do CT-e 4.0. E a mudança para a nova versão do CT-e 4.0 afeta alguns eventos de uso comum no sistema, como: CT-e de anulação; Inutilização de CT-e; CT-e de substituição; e CT-e com status denegado.

O Manual de Orientação do Contribuinte do CT-e pode ser visualizado por meio do seguinte endereço eletrônico:  Portal do Conhecimento de Transportes

PREENCHIMENTO DO DOCUMENTO

O preenchimento correto do CT-e é fundamental para evitar multas e sanções que podem prejudicar o bom andamento do seu negócio. A não emissão de documentos fiscais pode gerar multas de até 5% do valor total da carga. Além disso, multas também podem ser aplicadas caso sejam encontrados desacordos em documentos, como Nota Fiscal, Conhecimento de Transporte e Manifesto Eletrônico.

Ao preencher os campos do CT-e, é importante ficar atento aos dados referentes à carga e o tipo de serviço prestado. Erros de digitação durante o preenchimento podem ocorrer, o que pode causar dores de cabeça no futuro. A emissão correta de todos os campos do CT-e é muito importante para a sua empresa.

Por este motivo, é muito importante conhecer os principais campos do CT-e e identificar cada um dele. O conhecimento dos principais campos do CT-e permite uma maior segurança nos dados gerados pela sua transportadora, possibilitando a geração de relatórios mais assertivos para a tomada de decisões.

Se você quer automatizar suas atividades, inlcusive da emissão do CT-e,  e ter uma plataforma completa de gestão de transportes, indo além disto, tendo também todo o controle da frota, gestão de abastecimento interno/externo, controle de documentos via celular, rotatividade de pneus, custos e rentabilidade por rotas, viagens, motoristas e clientes, e muito mais; fale conosco e saiba como ajudamos milhares de usuários todos os dias no Brasil e EUA.








     

    Somos
    Associados
    Somos
    Certificados

    Acompanhe