Vilesoft na PEGN/Globo Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Setor de franquias fatura R$ 186,7 bilhões em 2019

Crescimento foi de 6,8% no período. O quarto trimestre foi o que deu o melhor resultado para o setor, com Black Friday, FGTS e décimo terceiro salário

REDAÇÃO  ATUALIZADO EM 

O último trimestre de 2019 foi o melhor para o setor de franquias no ano, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). No período, o sistema teve um crescimento de 8,1% no faturamento se comparado ao mesmo período de 2018. O valor total levantado pelas redes foi de R$ 54,9 bilhões. O resultado é atribuído à combinação da Black Friday, liberação de parte dos recursos do FGTS e ao pagamento do 13º salário.

O acumulado dos 12 meses somou um faturamento de R$ 186,755 bilhões – 6,8% a mais do que o faturado em 2018 (os valores são nominais) – o valor é semelhante ao que já havia sido adiantado na prévia divulgada pela entidade em janeiro.

Empregos: O balanço da ABF apontou um crescimento de 4,6% no número de empregos diretos, totalizando 1.358.139 trabalhadores.

Unidades: Ao longo do ano, o franchising abriu 9,2% de unidades em cima das 153.704 existentes em 2018. No mesmo período, foram encerradas 4,9% – o saldo, então, foi de 4,7% e um total de 160.958 unidades ativas em todo o país.

A ABF também divulgou que 2,3% das unidades em funcionamento foram repassadas em 2019, ou seja, trocaram de comando e ganharam novos franqueados. O estudo identificou, ainda, que o número médio de unidades por marca cresceu. A alta foi de 3,4% em relação a 2018, passando de 53,4 para 55,2 unidades por rede.

Redes: Houve um crescimento moderado de marcas franqueadoras. Em 2019, ocorreu um aumento de 1,4% no número de marcas, acima do índice de 1,1% registrado no ano anterior, totalizando 2.918 redes de franquias em atuação no Brasil. São exemplos Botoclinic, Touti e Ceopag.

Comunicação, Informática e Eletrônicos e Casa e Construção se destacam

A pesquisa da ABF identificou crescimento nos 11 segmentos listados. Casa e Construção e Comunicação, Informática e Eletrônicos empataram em 1º lugar, com alta de 10,0% no faturamento. “No primeiro, as redes souberam complementar a cadeia de valor da construção civil. No segundo, trabalharam com a diversificação dos canais de venda, como lojas físicas, e-commerce e marketplaces”, afirmou Marcelo Maia, diretor executivo da ABF, em coletiva de imprensa realizada em janeiro.

Resultados ABF por segmento em 2019 (Foto: Divulgação)
Resultados ABF por segmento em 2019 (Foto: Divulgação)

A ABF cita como destaques as redes Belgo Cercas e Remax, em Casa e Construção, e  Acqio (que se tornou a sexta maior franquia do Brasil em 2019), Arquivar e Vilesoft em Comunicação, Informática e Eletrônicos.

O segundo melhor desempenho do ano foi o segmento de Serviços e Outros Negócios, que cresceu 8,3% por reflexo do aumento da demanda por serviços de forma geral e das franquias de crédito, serviços financeiros e fintechs.

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