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Entenda os indicadores de sucesso do seu negócio!

Dashboard: O que são os KPI’s?

Os indicadores de desempenho, famosos KPI’s, são indicadores usados ​​para quantificar o desempenho de uma empresa, de um site, campanha ou até mesmo de uma equipe com base nos objetivos do negócio para comparar os resultados obtidos com os resultados planejados. Para isso, a empresa deve ter um sistema automatizado como o da VILESOFT, que trabalha com Dashboard centralizando todas as métricas importantes com dados em tempo real do negócio em uma única tela, permitindo aos colaboradores e a diretoria captar e compartilhar informações de forma ágil, acompanhar resultados, tomar decisões com mais segurança, fazer os ajustes necessários para desenvolver oportunidades e medir seu desempenho.

É importante cada empresa analisar quais indicadores são mais eficazes e importantes para o seu negócio, pois esses indicadores variam de empresa para empresa, por vários fatores, como os objetivos e missões de cada organização, seu departamento operacional, porte da empresa e particularidade da equipe.

 

Você pode avaliar o desempenho sob vários aspectos, basta escolher o indicador que melhor entende as necessidades da sua empresa. Separamos alguns exemplos de indicadores e suas respectivas funções para que você possa entender melhor:

Indicador de produtividade: tem como objetivo medir o nível de eficiência dos recursos e insumos da empresa. Por exemplo, a conexão estabelecida entre vendas e horas de trabalho entregues para cada projeto.

Indicadores de qualidade: O objetivo é medir o nível de qualidade das tarefas realizadas em seus respectivos departamentos. Geralmente é utilizado em conjunto com os “indicadores de produtividade”, pois a partir desses dois indicadores os gestores podem identificar os fatores que afetam o processo de produção.

Indicadores estratégicos: O objetivo é analisar se as metas foram alcançadas de acordo com as metas estabelecidas. O nível de crescimento e a participação no mercado, captura de leads indicada em plataformas e quantidade real são alguns exemplos.

Indicador de capacidade: tem como objetivo medir a capacidade de resposta do processo. Por exemplo, a habilidade de desenvolver produtos específicos e a capacidade de produção da equipe.

Se você deseja medir os KPI’s da sua empresa deve ter como base esses três conceitos: Índice, Limite de tolerância e Metas.

Índices: São os números que ilustram a excelência dos resultados.
Limite de tolerância: É o percentual que a companhia tolera ao não atingir uma meta.
Metas: São os objetivos traçados pela empresa e que deve ser alcançado no final do processo.

Todos esses indicadores e métricas são essenciais para cada área específica da sua empresa. Listamos aqui estão alguns exemplos práticos:

Financeiro: lucro líquido ou lucro bruto, fluxo de caixa, contas a receber, pagamentos etc.
Vendas: o número de novos contratos que foram assinados, o número de clientes potenciais qualificados, vendas líquidas, etc.
Marketing: tráfego mensal do site, taxa de conversão, postagens publicadas, etc.
Recursos humanos: índice de churn, índice de satisfação dos funcionários e clima organizacional são alguns exemplos.

Para uma empresa que deseja otimizar seus processos por meio dos KPI’s do negócio, deve se basear em três conceitos:

Indicadores/Métricas: Esses números representam a excelência do processo.
Objetivos: são as metas traçadas pela organização.
Limite de tolerância: É o percentual de tolerância quando a empresa deixa de cumprir a meta, ou seja, todos os indicadores devem atingir um determinado percentual em um determinado período de tempo.

 

 

Como devo usar os indicadores de desempenho?

Como esses indicadores podem ser utilizados em diversas situações, eles podem ser comparados com os objetivos traçados pela organização para avaliar os resultados alcançados dentro do departamento. Para fazer isso, você deve ter:

Plano estratégico: Uma vez que os indicadores são passados, você pode verificar se tudo está de acordo com o planejado.
Marketing: informar a empresa sobre o mercado e seus resultados.
Gestão da Qualidade: Tem como objetivo medir a satisfação do cliente, para que sua empresa possa se aprimorar continuamente para atingir suas metas e objetivos.

 

 

Como usar estrategicamente os dados obtidos?

Uma vez que todos os dados tenham sido coletados e o problema identificado por meio de análise Big Data, um plano de ação deve ser desenvolvido para possibilitar correções ou melhorias dos gargalos, otimizar os processos da empresa e manter a sua saúde organizacional.

É importante considerar que normalmente é necessário alterar o indicador para adaptá-lo às mudanças e inovações do mercado, para se alinhar às tendências do seu setor.

A ajuda de um software de gestão também é bem-vinda, pois ele irá centralizar todos os dados da organização, facilitando sua leitura e identificação de soluções cabíveis. A VILESOFT é especialista na gestão de métricas e dados há mais de 35 anos e pode ajudar você a ter melhor desempenho com o seu negócio.

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