Blog - Administração
Os ativos de uma empresa são todos os bens que a empresa tem. Inclusive, aqueles que ela tem para receber, seja uma locação de determinado equipamento, software, direitos… Ou seja, o que traz receita para o negócio.
Os ativos são, portanto, recursos muito importantes, pois além de garantir uma base financeira estável também valorizam o patrimônio da empresa.
Já os passivos são as obrigações financeiras que a empresa deve executar para sua administração. Nos passivos ficam incluídas as despesas com materiais, insumos, custo de produção e afins.
Ter essas definições claras sobre a sua empresa pode ajudar a entender melhor o funcionamento de toda a estrutura, sabendo onde tem maior necessidade de investimento.
Com o ERP você terá acesso a uma visão amplificada do negócio, com dados confiáveis que tornam a tomada de decisão mais assertiva, como discutiremos nesta rápida leitura.
A seguir, ampliaremos brevemente os conceitos de ativo e passivo:
Como citado, os ativos são recursos muito importantes para um negócio, pois além de garantir uma base financeira estável, eles auxiliam na hora de valorizar o patrimônio da empresa.
Existem algumas variações para os ativos que uma empresa pode ter, são eles:
No caso dos passivos, eles representam as obrigações financeiras que a empresa deve executar.
O balanço patrimonial é um projeto financeiro da empresa requerido obrigatoriamente por lei. Para isso, ele apresenta toda a situação da empresa e tem como objetivo principal destacar o valor de todos os bens e direitos (incluindo também participações de acionistas).
Ativos: Os recursos ativos da empresa são o fator primordial para gerar fluxo de caixa e deve ser tratado como a estrutura financeira da empresa. Nesta vertente é possível incluir: terrenos, assinaturas, patentes, direitos autorais, etc.
Passivos: Tais recursos são representados pelas obrigações da empresa, podendo incluir contas a pagar, despesas contratuais, taxas, etc.
Patrimônio Líquido: Ele é representado pelo capital real que a empresa possui, fazendo a diferença entre ativos e passivos. Exemplo: Ativos (positivos, referente aos lucros da empresa) e Passivos (negativos, referente aos pagamentos e dívidas).
Esse processo é muito importante para o crescimento de qualquer negócio pois ele relata a real posição do futuro da empresa e oferece um checklist de onde os processos estão e o que falta para chegar ao objetivo.
Além disso, ele facilita no momento de tomada de decisões tanto para investimento quanto para corte de gastos.
Sugiro que também leia nossa artigo sobre O que é a DRE?