Blog - Gestão de Qualidade

Entenda o que é o arquivo de remessa e o arquivo de retorno

          O uso das movimentações bancárias é essencial para as transportadoras. No entanto, criar rotinas com bancos não é tarefa fácil. Há infinitas possibilidades de erros quando a transportadora não possui suporte de uma equipe de gestão que seja ao mesmo tempo segura, eficiente, prática e livre de erros, como é a Vilesoft.

          Isso porque, as movimentações e transações bancárias são uma das funções mais importantes e que possuem um dos processos mais delicados de uma transportadora. 

          Por esse motivo, é fundamental que o setor responsável por essas movimentações em sua transportadora esteja 100% ciente dessa importância e que seja devidamente orientado e supervisionado por uma equipe de gestão de negócios que seja eficiente, segura e prática, como é a Vilesoft.

          Além de lidar com todas as movimentações bancárias da sua transportadora, a Vilesoft também auxilia na emissão da folha de pagamento dos funcionários da sua empresa, incluindo o pagamento do 13° (décimo terceiro) salário.  

 

 

          Sua transportadora poderá ainda ser atendida com a emissão de CTe (Conhecimento de transporte), a emissão de manifesto, com o controle de combustível, com o monitoramento de rodízio de pneus, com a emissão do CIOT (O Código Identificador da Operação de Transporte), com a emissão de MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) dentre tantos outros recursos em um sistema único de transporte que é ao mesmo tempo rápido, integrado, eficiente e prático!

          E não para por aí… A Vilesoft também irá auxiliar a sua transportadora a migrar todos os dados dos funcionários, dos motoristas e de toda a equipe para a plataforma do eSocial, bem como lhe auxiliará a monitorar o preenchimento de todos os campos obrigatórios para continuar em dia com as exigências fiscais brasileiras, tanto de trabalho, quanto no que se refere à previdência social, incluindo as obrigações com o 13° (décimo terceiro) salário.

          Isso porque, será por meio da plataforma do eSocial que o contratado estará em dia com lançamentos relacionados à folha de pagamento, ao recolhimento do fundo de garantia FGTS, às admissões, às demissões e todas as outras atividades decorrentes do setor trabalhista das empresas. 

          Por isso é tão importante que a sua transportadora seja acompanhada por um software de gestão de negócios que seja realmente seguro, rápido, prático e eficiente, como é a Vilesoft. Na Vilesoft, você terá apoio total e garantido com arquivos de remessa e de retorno.

 

          O que é um arquivo de remessa?

 

          Um arquivo de remessa é usado para ajudar na comunicação direta que envolve tanto o cliente, quanto a empresa (neste caso, a transportadora) e o banco. Além disso, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) estipula os padrões que precisam ser seguidos para a emissão dos boletos a serem pagos.

          O arquivo de remessa precisa, obrigatoriamente, ser enviado pela transportadora. Caso ele não seja enviado, não só os boletos a serem pagos ficam sem registro legal, mas também os bancos têm a autonomia de recusarem o pagamento (e provavelmente irão recusar).

          Além disso, há casos em que transportadoras foram, inclusive, multadas por não terem enviado os arquivos de remessa.

          Ou seja, o arquivo de remessa se trata de um documento oficial e obrigatório para validar o registro de um boleto bancário. E, portanto, esse arquivo de remessa deve ser enviado aos bancos (instituições financeiras) para que seja validado o pagamento que será efetuado.

          O arquivo de remessa contém em seu corpo todas as informações necessárias a respeito da cobrança, o que faz com que seja possível o registro formal junto às instituições bancárias envolvidas. 

          Além disso, esse arquivo de remessa permite dar baixa nos impostos, na folha de pagamento, nos pagamentos de títulos e nas cobranças.

          Ou seja, caso sua transportadora faça uso da emissão de boletos para pagamentos de qualquer natureza, é mais que necessário que em toda emissão desses boletos haja o acompanhamento de um arquivo de remessa. É esse arquivo que irá manter a legitimidade do documento do banco que sua empresa estará emitindo e é ele também quem irá estabelecer a comunicação correta entre o cliente, a transportadora e o banco.

 

          Como fazer um arquivo de remessa?

 

          Um arquivo de remessa pode ser produzido de duas maneiras distintas, que são de forma automática ou de forma manual. 

          Para criar um arquivo de remessa manualmente, o usuário deve, ao realizar a emissão de um novo boleto, criar o arquivo, fazer o download desse arquivo e depois anexá-lo ao seu sistema de banco digital.

          Como é de se esperar, ao optar pela emissão de um arquivo de remessa na modalidade manual, existem fortes chances da existência de erros e de falhas. 

          Por esse motivo, o ideal é que sua transportadora esteja monitorada por uma empresa de software de gestão segura e prática, como é a Vilesoft

          Além de lidar com a emissão de arquivo de remessa, a Vilesoft também auxilia a sua empresa na confecção da folha de pagamento dos funcionários, incluindo o pagamento do 13° (décimo terceiro) salário. 

          Sua transportadora poderá ainda ser atendida com a emissão de CTe (Conhecimento de transporte), com a emissão de manifesto, com o controle de combustível, com o monitoramento de rodízio de pneus, com a emissão do CIOT (O Código Identificador da Operação de Transporte), com a emissão de MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) dentre tantos outros recursos em um sistema único de transporte que é ao mesmo tempo rápido, integrado, eficiente e prático!

 

          A Vilesoft também irá auxiliar a sua transportadora a migrar todos os dados dos funcionários para a plataforma do eSocial, bem como monitorar o preenchimento de todos os campos obrigatórios para continuar em dia com as exigências fiscais brasileiras, tanto de trabalho, quanto no que se refere à previdência social, incluindo as obrigações com o 13° (décimo terceiro) salário.

          Além disso, sua transportadora poderá contar com a emissão automática de um arquivo de remessa. Nessa modalidade (automática), esses arquivos são criados de forma rápida, prática e livre de erros.

          Ou seja, com essa tecnologia oferecida pela Vilesoft, sua transportadora ganha tempo, que é um dos recursos mais importantes que temos hoje. Por isso, é muito importante entrar em contato com uma empresa de software de gestão que seja realmente eficiente, segura e prática, como é a Vilesoft, para a emissão do arquivo de remessa.

 

          O que é um arquivo de retorno?

 

    Solicite uma demonstração gratuita








     

              O arquivo de retorno é aquele que a instituição bancária retorna para sua transportadora. Isso após os trâmites necessários para processar as informações que estavam contidas no arquivo de remessa. 

     

              O que é o CNAB?

     

              Para enviar os arquivos de remessa, a transportadora precisa seguir um formato específico para que o banco reconheça esse arquivo.

              Por esse motivo, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) definiu dois formatos junto ao CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária). Esses dois formatos são conhecidos como “400” ou “240”.

              O CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), portanto, padroniza esses formatos de texto e de número de dados específicos dentro da emissão de um arquivo de remessa.

              As principais diferenças entre o CNAB 400 e o CNAB 240 são:

    – CNAB 400 – consegue fazer o armazenamento de um número menor de dados. É limitado a 400 posições a cada registro. Além disso, possibilita somente a postagem dos títulos por protesto ou pelas agências dos Correios.

    – CNAB 240 – consegue fazer o armazenamento de um número maior de dados em um mesmo arquivo. Cada arquivo fica organizado em quatro partes e em cada uma dessas partes há 240 posições para os títulos. Assim como o CNAB 400, o CNAB 240 também permite a postagem dos títulos por protesto e pelas agências dos Correios. No entanto, o CNAB 240 vai além, permitindo o serviço de banco correspondente e também uma carteira de cobrança ao mesmo tempo garantida e simples.

              Portanto, o CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) permite essa comunicação entre sua transportadora, o cliente e o banco.

     

              Qual a importância de um software de gestão na emissão dos arquivos de remessa de uma transportadora?

     

              Todas as empresas precisam de um software de gestão que atenda e solucione toda a demanda de todos os setores, como é o caso da emissão do arquivo de remessa. 

              Agora, se sua empresa é uma transportadora, você precisa de muito mais que isso, você também irá precisar de um software de gestão que monitore toda sua frota, e tudo isso só é possível de forma realmente eficiente quando sua parceira é a Vilesoft.

              Isso porque, só na Vilesoft você encontra para a sua transportadora praticidade, agilidade, segurança e precisão em todas as movimentações do dia a dia empresarial. Percebeu a palavra “segurança”? 

              Imagine toda aquela papelada que envolve o setor financeiro, departamento pessoal e toda a frota em cima de uma mesa, em seguida dentro de uma das muitas gavetas já quase enferrujadas de seu escritório. Quantas e quantas gavetas pendendo de tanto peso, com materiais de difícil acesso, não é mesmo?

              Viu alguma similaridade com sua atual situação? Este é mais um dos muitos indicativos de que chegou o momento de substituir toda essa papelada por um lugar seguro: um sistema TMS como o da Vilesoft. 

              Pense na emissão do arquivo de remessa sendo feito manualmente, com tamanha possibilidade de erros, como foi descrito neste texto. 

              Em um sistema totalmente integrado, sua transportadora alia segurança à manipulação dos dados em qualquer tempo! Precisou da ficha de registro do motorista Fulano de Tal? Essa ficha está, não mais nas muitas gavetas quase pendendo de tanto peso, mas em clique no TMS (sistema de gestão de transportes). A Vilesoft (empresa de software de gestão de negócios) lhe permite, em uma única tela, visualizar todas as exigências legais de sua transportadora. Não só do departamento pessoal, mas setores financeiros, fiscais… 

              Além de tudo isso, há ainda um detalhe muito importante e crucial em todo esse processo: o custo de sua transportadora irá reduzir significativamente após a contratação do TMS (software de gestão de transportes) da Vilesoft

              Até porque, vale ressaltar que um dos recursos mais importantes que os gestores e diretores de uma transportadora podem ter é o tempo. E perder tempo localizando papéis em gavetas não faz parte (ou pelo menos não deveria fazer parte) de uma rotina de uma transportadora de sucesso. Pensando assim, fica claro o motivo de contratar uma empresa de sistema de transporte com TMS logística, não é mesmo?

              Por todos esses motivos, o software de gestão de transportes que você precisa está na Vilesoft! Para auxiliá-lo ainda mais, acima separamos um vídeo para que você entenda um pouco mais sobre como a Vilesoft pode contribuir para sua gestão de transportes, não só para emitir CTe ou emitir manifesto de carga, mas também para que você tenha um TMS de logística realmente eficiente e prático. 

              Além disso, a Vilesoft também oferece módulos para a emissão do CIOT (O Código Identificador da Operação de Transporte), para a emissão de MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) dentre tantos outros recursos em um sistema único que é ao mesmo tempo rápido, integrado, eficiente, seguro e prático!

              Assista ao vídeo e, em seguida, solicite uma demonstração. É sem custo e sem compromisso. Pare hoje mesmo de gastar tanto tempo e dinheiro e papéis e mais recursos tão importantes no seu dia a dia com rotinas que podem tranquilamente rodar na palma de suas mãos. Com um clique, você tem acesso a todas as informações de sua transportadora. 

              Chegou a hora de sair do tradicional e somar entre as transportadoras mais conceituadas do Brasil e do mundo! Solicite agora mesmo uma demonstração desta equipe que é fera em TMS Logística, que possui um sistema de transporte com uma gestão realmente prática e eficiente. Só a Vilesoft poderá lhe ajudar a construir um sistema de gestão rápido e econômico. Agende agora mesmo uma demonstração!

     

    Somos
    Associados
    Somos
    Certificados

    Acompanhe