Blog - Gestão de Qualidade
Traçar métodos para o transporte de carga requer um nível alto de informações. E para fazer um bom gerenciamento dessas informações é necessário muito foco, organização, eficiência e expertise na manipulação dos dados.
Para isso acontecer da melhor forma, é necessário que a transportadora adquira práticas cotidianas voltadas para um bom gerenciamento das frotas. Ou seja, é necessário fazer o romaneio de carga.
O que é o romaneio de cargas?
O romaneio de cargas nada mais é que um documento que deve ser usado nos transportes. Esse documento enumera toda a carga que está sendo transportada.
No romaneio de cargas, ficam registradas informações como os volumes do que está sendo transportado, bem como uma descrição detalhada do conteúdo de cada volume.
O objetivo principal desse documento é o de registrar em um único arquivo tudo que envolva aquela carga em transporte.
Desse modo, o romaneio de cargas acaba facilitando muito e otimizando muito o tempo durante as conferências (tanto na saída da carga, quanto na chegada).
Além disso, o romaneio de cargas também é muito útil e facilita muito o processo de vistorias e fiscalizações do veículo e da carga. Quando há uma negociação internacional, por exemplo, esse documento é usado para uma conferência chamada de packing list (romaneio de cargas) para o desembaraço aduaneiro.
O romaneio de cargas tem muitas funções e eles podem ter inúmeros modelos distintos de preenchimento. Além disso, esse documento não é obrigatório para a maior parte dos transportes, embora sempre traga benefícios para a transportadora.
Alguns dos benefícios que o romaneio de cargas pode trazer para a sua transportadora são: – facilitar o acesso à conferência da carga tanto na saída, quanto na chegada;
– facilitar a vistoria e fiscalização quando o veículo for parado;
– é usado para desembaraço aduaneiro para transporte internacional, liberando a carga junto à Receita Federal dos países envolvidos;
– pode ser utilizado para comprovar a carga em casos de sinistro ou perda.
O romaneio de cargas, portanto, pode ser utilizado em diversas situações e os benefícios que ele traz são muitos
Pode-se dizer que o romaneio de cargas é usado para detalhar todo o conteúdo presente na carga do veículo. Desse modo, o romaneio de cargas foi desenvolvido justamente para trazer benefícios para as transportadoras e para facilitar os trâmites legais da carga que será transportada.
Emitir o romaneio de cargas, portanto, é algo importante a se fazer. Afinal de contas, qualquer benefício e segurança extra que possa agregar no transporte das cargas é mais que bem vindo. Roubos, perdas, sinistros… ficam um pouco menos preocupantes (na medida do possível), caso haja a existência de um romaneio de cargas naquele transporte.
Qual romaneio de cargas minha transportadora deve emitir?
Como mencionado, há diferentes modos de se fazer o romaneio de cargas. Sendo assim, fica a dúvida: qual romaneio de cargas minha transportadora deve emitir?
Em um passado não tão distante, era muito comum preencher o romaneio de cargas manualmente. Havia um funcionário na transportadora que ficava por conta de fazer todos os registros à mão.
No entanto, hoje em dia essa operação ficou muito mais tranquila com a chegada da tecnologia digital.
Por esse motivo, o ideal é que sua transportadora esteja sempre apoiada por uma empresa de software de gestão segura, rápida, eficiente e prática, como é a Vilesoft.
Além de ajudar sua transportadora a emitir o romaneio de cargas, a Vilesoft também auxilia a sua empresa na emissão de arquivo de remessa, na confecção da folha de pagamento dos motoristas e demais funcionários, incluindo o pagamento do 13° (décimo terceiro) salário.
Além disso, sua transportadora poderá ainda ser atendida com a emissão de CTe (Conhecimento de transporte), com a emissão de manifesto, com o controle de combustível, com o monitoramento de rodízio de pneus, com a emissão do CIOT (O Código Identificador da Operação de Transporte), com a emissão de MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) dentre tantos outros recursos em um sistema único de transporte que é ao mesmo tempo rápido, integrado, eficiente e prático!
E não para por aí! A Vilesoft também irá auxiliar a sua transportadora a migrar todos os dados dos funcionários para a plataforma do eSocial, bem como monitorar o preenchimento de todos os campos obrigatórios para continuar em dia com as exigências fiscais brasileiras, tanto de trabalho, quanto no que se refere à previdência social, incluindo as obrigações com o 13° (décimo terceiro) salário.
Ou seja, com a tecnologia oferecida pela Vilesoft sua transportadora ganha tempo, que é um dos recursos mais importantes que temos hoje.
Por esses motivos, é muito importante entrar em contato com uma empresa de software de gestão que seja realmente eficiente, segura e prática, como é a Vilesoft, para a emissão do romaneio de cargas da sua transportadora.
Como o romaneio de cargas não é um documento obrigatório na maioria dos casos, cada transportadora, monitorada por sua equipe de gestão ou guiada por um software de gestão inteligente, como o da Vilesoft, poderá optar pela emissão do modelo de romaneio de cargas que julgar conveniente.
Há uma ocasião em que o romaneio de cargas se torna uma tarefa obrigatória, que é quando o governo faz essa solicitação pelo Regulamento Aduaneiro de Transportes ou pela Instrução Normativa SRF 680. Também é exigido para o caso de a carga ter produtos perigosos como combustíveis inflamáveis, ou objetos que podem se contaminar com o transporte incorreto como medicamentos ou instrumentos específicos.
Sendo assim, não há a necessidade de um modelo de romaneio de cargas pronto ou acabado. Sua transportadora pode fazer o modelo que julgar conveniente, exceto nos casos obrigatórios mencionados acima.
Uma forma de sua transportadora já iniciar o controle da frota por romaneio de cargas é já iniciar o registro dos caminhões detalhando o modelo, ano, tamanho, capacidade que comporta para cargas etc. Da mesma forma, também já deve criar um outro relatório de todas as empresas que sua transportadora atende (tanto de clientes, quanto de fornecedores).
O ideal é que tudo esteja anotado. A frequência com que ocorre esse transporte, quanto da capacidade das frotas é usado, quais caminhões são mais usados etc.
Com tudo isso anotado em listas organizadas, o romaneio de cargas de sua transportadora será um excelente aliado e trará benefícios diversos como ser um facilitador do acesso à conferência da carga tanto na saída, quanto na chegada; e ser um facilitador da vistoria e fiscalização para quando o veículo for parado.
Além disso, o romaneio de cargas poderá ser usado para desembaraço aduaneiro para transporte internacional, liberando a carga junto à Receita Federal dos países envolvidos para o transporte que sua empresa venha realizar, e poderá, ainda, ser utilizado para comprovar a carga em casos de sinistro ou perda.
Por esse motivo, o ideal é que sua transportadora seja sempre guiada por uma empresa de software de gestão segura, rápida, eficiente e prática, como é a Vilesoft. Além de ajudar sua transportadora a emitir o romaneio de cargas, a Vilesoft também auxilia a sua empresa na emissão de arquivo de remessa, na confecção da folha de pagamento dos motoristas e demais funcionários, incluindo o pagamento do 13° (décimo terceiro) salário.
Além da Vilesoft auxiliar sua empresa com a emissão do romaneio de cargas, sua transportadora poderá ainda ser atendida com a emissão de CTe (Conhecimento de transporte), com a emissão de manifesto, com o controle de combustível, com o monitoramento de rodízio de pneus, com a emissão do CIOT (O Código Identificador da Operação de Transporte), com a emissão de MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) dentre tantos outros recursos em um sistema único de transporte que é ao mesmo tempo rápido, integrado, eficiente e prático!
Qual a importância de um software no romaneio de cargas?
Não é novidade que todas as empresas precisam de um software de gestão que atenda e solucione toda a demanda de todos os setores, tanto RH, quanto departamentos fiscais e outros setores.
No entanto, se sua empresa é uma transportadora, você precisa de muito mais que isso, você também irá precisar de um software de gestão que monitore toda sua frota, todos os motoristas, que faça um controle preciso de combustível dos caminhões, um controle absoluto dos desgastes dos pneus etc.
E tudo isso só é possível de forma realmente eficiente quando sua parceira é a Vilesoft. Isso porque, só na Vilesoft você encontra para a sua transportadora praticidade, agilidade, segurança e precisão em todas as movimentações do dia a dia empresarial. Percebeu a palavra “segurança”?
Pense em toda aquela papelada que envolve o setor financeiro, departamento pessoal e toda a frota da sua transportadora e tudo isso em cima de sua mesa, em seguida dentro de uma das muitas gavetas já quase enferrujadas de seu escritório. Quantas e quantas gavetas pendendo de tanto peso, com materiais de difícil acesso, não é mesmo? Viu alguma similaridade com sua atual situação? Este é mais um dos muitos indicativos de que chegou o momento de substituir toda essa papelada por um lugar seguro: um sistema TMS como o da Vilesoft.
Pense na emissão do romaneio de cargas sendo feito manualmente, com tamanha possibilidade de erros, com tantas linhas a serem preenchidas à mão.
Por isso que, em um sistema totalmente integrado, sua transportadora aliará segurança à manipulação dos dados em qualquer tempo!
Ou seja, precisou da ficha de registro do motorista Fulano de Tal? Essa ficha está, não mais nas muitas gavetas quase pendendo de tanto peso, mas em clique no TMS (sistema de gestão de transportes). A Vilesoft (empresa de software de gestão de negócios) lhe permite, em uma única tela, visualizar todas as exigências legais de sua transportadora. Não só do departamento pessoal, mas setores financeiros, fiscais…
Além de tudo isso, há ainda um detalhe muito importante e crucial em todo esse processo: o custo de sua transportadora irá reduzir significativamente após a contratação do TMS (software de gestão de transportes) da Vilesoft.
Até porque, vale ressaltar que um dos recursos mais importantes que os gestores e diretores de uma transportadora podem ter é o tempo. E perder tempo localizando papéis em gavetas não faz parte (ou pelo menos não deveria fazer parte) de uma rotina de uma transportadora de sucesso. Pensando assim, fica claro o motivo de contratar uma empresa de sistema de transporte com TMS logística, não é mesmo?
Por todos esses motivos, o software de gestão de transportes que você precisa está na Vilesoft! Para auxiliá-lo ainda mais, acima separamos um vídeo para que você entenda um pouco mais sobre como a Vilesoft pode contribuir para sua gestão de transportes, não só para emitir CTe ou emitir manifesto de carga, mas também para que você tenha um TMS de logística realmente eficiente e prático.
Além disso, a Vilesoft também oferece módulos para a emissão do CIOT (O Código Identificador da Operação de Transporte), para a emissão de MDFe (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) dentre tantos outros recursos em um sistema único que é ao mesmo tempo rápido, integrado, eficiente, seguro e prático!
Assista ao vídeo e, em seguida, solicite uma demonstração. É sem custo e sem compromisso. Pare hoje mesmo de gastar tanto tempo e dinheiro e papéis e mais recursos tão importantes no seu dia a dia com rotinas que podem tranquilamente rodar na palma de suas mãos. Com um clique, você tem acesso a todas as informações de sua transportadora.
Chegou a hora de sair do tradicional e somar entre as transportadoras mais conceituadas do Brasil e do mundo! Solicite agora mesmo uma demonstração desta equipe que é fera em TMS Logística, que possui um sistema de transporte com uma gestão realmente prática e eficiente. Só a Vilesoft poderá lhe ajudar a construir um sistema de gestão rápido e econômico. Agende agora mesmo uma demonstração!