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Hoje aqui na Vilesoft dos EUA, recebi um e-mail de um grande fundo de investimento, o qual somos investidores em startups, que me chamou muito a atenção; sobre I.A.:
“A lot of hay has been made about how AI will deliver untold value to [the business]”.
Este tipo de frase numa tradução direta, não diz o que ela realmente expressa por aqui. Neste caso ela está expressando que muito se falou da forma sobre como a I.A. traria um valor significativo e quebras de paradigmas para os negócios. E sugere que não ocorreu como foi alardeado.
Mesmo não desconsiderando a mágica dos marqueteiros pelo mundo, penso que ainda é muito cedo para este tipo de conclusão. E é diferente da nossa vivência nos clientes clientes e negócios da Vilesoft no Brasil e nos EUA.
Estando no mundo da tecnologia há algumas décadas, aprendi que muitas coisas surgem e de fato somem rapidamente. Outras duram alguns anos e defiam. E outras que precisam de tempo para se assentar e a cultura a absorver (leia-se aprovar). As vezes até uma grande parte de uma geração precisa passar para a outra tornar a tecnologia um item do dia a dia. Creio que a I.A. é uma destas últimas coisas que citei. Mas vamos ver os números e alguns pontos que considero importante para os negócios.
De acordo com um artigo da Forbes citado numa pesquisa do Bing/Copilo With GPT-4, muitas empresas lutam para obter valor real da IA, e o sucesso é limitado para as empresas que estão começando a implementar a IA. No entanto, o mercado global de IA foi avaliado em $196,63 bilhões em 2023 e deve crescer a uma taxa composta anual de crescimento (CAGR) de 37,3% de 2023 a 2030. Ainda segundo o artigo, a IA tem casos de uso altamente diferentes que precisam de estratégias de implementação específicas para fornecer valor real.
Não sei para a sua visão, mas 200 bilhões por si só, já gerou impacto de quebra de paradigma e transformou muitos negócios pelo mundo afora. Então, a dita frase, também pode ser exponenciação de marketing? Não sei, vejamos:
Quando as pessoas falam sobre a IA entregando valor inestimável aos mercados, estão se referindo ao potencial impacto positivo que as tecnologias de IA podem ter em várias indústrias e setores econômicos. Aqui estão alguns aspectos-chave do que isso pode significar:
Nos sete dias, de 20 a 27 de novembro, as empresas que usam o Marketing de SMS enviaram coletivamente impressionantes mensagens de texto de 2,2 bilhões, gerando US $ 1,8 bilhão em vendas. 45% dos quais foi gerada pela I.A. E isso foi dentro de apenas uma semana.
A Bonanza de compras de férias encerrou um 2023 bastante impressionante para a Attentive, que gerou US $ 200 milhões em receita com seu portfólio de mais de 8.000 marcas de varejo como Crate & Barrel e Dick’s Sporting Goods.
A inteligência artificial (I.A.) pode ser uma ferramenta poderosa para pequenas e médias empresas, ajudando a automatizar tarefas, melhorar a eficiência e reduzir custos. A I.A. pode ajudar as empresas a entender melhor seus clientes, reunindo dados de fontes distintas em uma única fonte de verdade e obtendo insights diferenciados sobre seus clientes que, de outra forma, poderiam ter passado despercebidos (dispositivo de bobeira). Além disso, a I.A. pode ajudar as empresas a detectar fraudes e desenvolver produtos melhores.
1. Automação de tarefas: A I.A. pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e tediosas, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais complexas e de maior impacto.
2. Análise de dados: A I.A. pode ajudar a analisar grandes quantidades de dados e fornecer insights valiosos para as empresas. Isso pode ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas e melhorar a eficiência.
3. Atendimento ao cliente: A I.A. pode ajudar as empresas a fornecer um melhor atendimento ao cliente, permitindo que os chatbots respondam a perguntas comuns e direcionem os clientes para o departamento correto.
4. Marketing: A I.A. pode ajudar as empresas a criar campanhas de marketing mais eficazes, personalizando as mensagens para cada cliente com base em seus interesses e comportamentos.
5. Previsão de demanda: A I.A. pode ajudar as empresas a prever a demanda futura de seus produtos ou serviços, permitindo que elas se preparem adequadamente.
6. Detecção de fraudes: A I.A. pode ajudar as empresas a detectar fraudes, identificando padrões suspeitos em grandes conjuntos de dados.
7. Desenvolvimento de produtos: A I.A. pode ajudar as empresas a desenvolver produtos melhores, analisando dados de mercado e feedback dos clientes para identificar tendências e oportunidades.
Embora os benefícios potenciais sejam substanciais, é importante observar que a adoção generalizada da IA também levanta preocupações sobre a substituição de empregos, considerações éticas e a necessidade de estruturas regulatórias. O impacto real da IA nos mercados dependerá de quão efetivamente esses desafios forem abordados e de quão responsavelmente as tecnologias de I.A. forem implementadas.
Quer saber como a I.A. agregada ao nosso software de gestão empresarial pode de fato ajudar seu negócio?