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A importância da DRE Demonstraçao de Resultados

DRE PARA GESTÃO DE RESULTADOS EFICIENTES

A DRE – Demonstração do Resultado do Exercício é um das principais ferramentas da gestão empresarial, que as empresas, independente de seguimento ou porte, utilizam para avaliar o seu desempenho do seu Negócio.

A DRE apresenta uma visão geral das receitas (faturamento), custos e despesas  (gastos) de uma empresa durante um período específico e mostra se a empresa teve lucro ou prejuízo durante esse período. Isto é essencial para ajustes e correção de cursos e até mesmo para maximizar aquilo que está dando certo.

O que torna A DRE importante são as informações cruciais para avaliar o desempenho financeiro da empresa (cenário atual). Através dela, o gestor consegue identificar quais são as principais fontes de receitas do negócio, de onde estão vindo, frequência e intensidade. Bem como onde estão sendo alocados os custos e despesas que afetam o seu resultado final.

A DRE demonstra claramente a eficiência da empresa em gerar resultados positivos (lucros), bem como permite identificar as áreas que precisam de melhorias, correções e até descontinuidade em alguns casos.

E não para por ai. A DRE também fornece informações para a tomada de decisões estratégicas. Pois combinando os dados é possível ter a construção de cenários futuros se o mercado continuar agindo da mesma forma, se variar para cima ou para baixo, numa faixa tolerável. Isto permite investir ou alavancar o negócio com riscos calculados, não ultrapassando o risco de entrar em um ciranda de prejuízos que pode levar a falência.

Por exemplo, se uma empresa estiver tendo prejuízos em um determinado departamento, a DRE pode ajudar a identificar onde esses prejuízos estão “gargalando”. Com isto em mãos, o administrador, sai do “achismo” e lida com fatos e dados, que  permiti que a empresa tome medidas corretivas onde realmente geram resultados. Confirmando o ditado que:

“É melhor pegar logo um elefante do que um caminhão de formiguinhas numa tacada só”

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    DRE direcionando as ações de Marketing

    O marketing precisa de informações e medições certeiras para ajustar as campanhas, os modelos e como chegar corretamente ao público alvo.

    E mais que isto, com os altos custos de publicidade e o crescente CPC (custo por clique), não dá mais para dar tiros de canhão para acertar um alvo pequeno. Precisamos usar a munição certa, na quantidade certa e acertar o lead alvo com mais acurácia (precisão) e baixar nosso CAC (Custo de aquisição de Clientes).

    E se a empresa não tem uma DRE  confiável, tenha certeza: seu departamento de marketing está dando tiros de canhão de alto custo. E isto está atingindo seu PE – Ponto de Equilíbrio negativamente. E tende a “engolir” cada vez mais, uma fatia enorme de suas receitas, podendo até lhe tirar do mercado.

    Identificar oportunidades de forma sistêmica, ou seja, a tecnologia encontrar, configurar,  virar suas campanhas de marketing rapidamente para seu comprador alvo e converter em vendas a curto prazo, é uma das maravilhas que a DRE pode proporcionar para alimentar um software de CRM e prospecções.

    Ou seja, a DRE é um agente ativo que deve ser usado para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e vendas da empresa. E para identificar oportunidades de crescimento. Pois, os indicadores que ela fornece, permitirão que sua equipe calibre os parâmetros (onde e como investir) no marketing.

    Você já se perguntou porque há tantas empresas de consultoria e há anos elas se multiplicam?

    A resposta é simples!

    Qualquer administrador, por mais básico que sejam seus conhecimentos, entende muito bem, que sem uma DRE, qualquer negócio fica como dizemos coloquialmente no meio empresarial “patinando no barro”, não sai do lugar:  funciona mais como um negócio de subsistência do que uma empresa que prospera.

    E o que ele faz quando chega na sua empresa?  Implanta uma DRE!

    Ter consultoria para implantar uma DRE é perfeito! Se seu caixa suporta isto, vale a pena investir. Mas se você não tem recursos para isto, faça você mesmo.  Para isto só acompanhar passo a passo o vídeo abaixo: vamos la?

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      Como elaborar a DRE? Passo-a-passo

      Receitas: Você terá que registrar todas as receitas geradas no período (recebimentos):

      • Vendas
      • Serviços prestados
      • Receitas financeiras

      Custos:  Agora você vai relacionar  todos os custos que empresa teve, ou seja, o que foi gasto com:

      • Produção
      • Prestação de serviços
      • Aquisição de matéria-prima
      • Folha de Pagamento/Terceiros (mão de obra)
      • Parcelas/Aluguel ou Aquisição de equipamentos e máquinas
      • etc

      Despesas: Aqui você identifica e relaciona  todas as despesas ligadas a operação do negocio, do funcionamento da empresa, incluindo despesas com marketing, publicidade, administração, impostos e todas as outras despesas que ocorreram.

      Importante: % ou margem de lucro não deve entrar na DRE ou Ponto de Equilíbrio. Lucro entra no cálculo do custo do produto, no seu markup, não deve entrar aqui. Se liga nisto! Se você insistir nisto, vai estar mascarando informações e só gastando seu tempo. NÃO FAÇA!

      Lucro ou prejuízo: Aqui é fácil, só apurar a diferença entre as receitas e os custos e despesas. Se o resultado for positivo, a empresa obteve lucro. Caso contrário, houve prejuízo e se zerou está no P.E. Ponto de Equilíbrio.

      IMPORTANTÍSSIMO: Qual a diferença entre Ponto de Equilíbrio e DRE?

      Ambos são a mesma coisa em termos de metodologia, E para encontrar o P.E. basta dividir as receitas pelas despesas.

      Benchmarking VilesoftMas a grande mágica do Ponto de Equilíbrio é que ele deve ser feito no mínimo 10 (dez) dias antes da operação de fato começar. Ou seja, é a previsão e alocação das despesas e receitas que irão garantir em frear aquisições e compras sem recursos.

      Isto é essencial, porque com dez dias de antecedência, se der negativo, ou seja, os custos forem maiores que as receitas, é possível, alterar a produção e agir para no mínimo dar ponto de equilíbrio (receitas e despesas iguais).

      Fazer um Ponto de Equilíbrio depois que o mês encerrou, com dados do que já ocorreram é função da DRE e não do P.E. Ou seja, DRE como ferramenta de planejamento de caixa não serve para nada. Mas como instrumento de realizado para montar os próximos P.E. são essenciais.

      Se estiver sem tempo de ler sobre P.E. PONTO DE EQUILÍBRIO e não entendeu  bem esta diferença, veja ao menos o vídeo abaixo do Professor Roger Maia, explicando de maneira bem simples o que é P.E.

      Ao analisar a DRE, a empresa pode identificar onde estão as principais fontes de receita e onde estão os maiores custos e despesas.

      Com essas informações, é possível ajustar a estratégia e tomar decisões mais assertivas para melhorar a rentabilidade e a saúde financeira da empresa.

      É importante destacar que a elaboração da DRE pode parecer complexa, mas não é!

      Você precisa ter apenas a metodologia correta e apurar os dados com precisão.

      E um software de gestão empresarial como a da Vilesoft, é essencial para te ajudar nisto. E nós conseguimos encaixar dentro do seu orçamento e ajudar a você zerar o custo dele em muito pouco tempo, fazendo seu negócio estar dentro do controle e gerar os resultados que você precisa.

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        Finalizando,  há uma grande diferença entre uma empresa que utiliza uma DRE e uma que não usa e lida com o empirismo como se fosse regra na administração.  A DRE é uma ferramenta fundamental para analisar e avaliar o desempenho financeiro, fundamental  para tomar decisões estratégicas embasadas e fatos e dados e não “novelas”.

        Quer ajuda para por uma DRE funcionando na sua empresa e começar a ter resultados?  Fale conosco e nós vamos lhe ajudar:

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          Os termos abaixo estão ligados a este artigo e são especialidades da Vilesoft

          • Receita
          • Custo
          • Despesa
          • Lucro
          • Margem de lucro
          • Impostos
          • Despesas financeiras
          • Despesas operacionais
          • EBITDA
          • Resultado líquido
          • Participação nos lucros
          • Provisões e reservas
          • Fluxo de caixa
          • Investimentos
          • Rentabilidade
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