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Você costuma estudar (com profundidade) o mercado em que sua empresa está inserida?
Caso sua resposta tenha sido negativa, você PRECISA começar a usar HOJE a ferramenta GRATUITA que separamos pra você.
Conheça agora a Matriz Ansoff e descubra como você pode se destacar (e MUITO!) frente aos concorrentes do seu segmento.
Matriz Ansoff é uma ferramenta de gestão usada para o planejamento de ações estratégicas para o crescimento da empresa.
Essa matriz auxilia, de forma rápida e clara, em um estudo aprofundado tanto do Mercado (atual ou que venha a surgir), quanto do Produto (atual ou que venha existir).
Por esse motivo, a Matriz Ansoff também é popularmente conhecida como “Matriz Produto Versus Mercado”.
Com essa ferramenta, a diretoria de sua empresa poderá chegar a conclusões mais assertivas, reduzindo as chances de erros.
Há 4 possibilidades de uso da Matriz Ansoff. Em todas, o primeiro passo é:
Feita essa “pré-análise”, vamos às 4 possibilidades de uso da Matriz Ansoff:
A Matriz Ansoff possui dois eixos: “Produtos” (na horizontal) e “Mercados” (na vertical). Em cada um desses dois eixos, há duas categorias, que são “Existentes” e “Novos”.
Forma-se, assim, 4 quadrantes; que aqui chamaremos de “A”, “B”, “C” e “D”:
Sendo assim, se você possui um produto já existente em um mercado também existente (ou seja, um mercado no qual sua empresa já atua), você deve preencher o quadrante A.
Se você possui um produto novo (que ainda está pensando em lançar no mercado), e se esse produto já existe no mercado, então deverá preencher o quadrante B.
Vamos a um exemplo na prática?
Muito mais fácil que teoria, é a prática! Veja como é SIMPLES o uso da Matriz Ansoff:
Note, no exemplo acima, que César já possui um produto existente e quer atender um mercado novo para ele. Portanto, precisou preencher o quadrante “C”.
Veja, a seguir, qual das 4 estratégias César deverá adotar nesse caso:
Como há 4 quadrantes, há 4 estratégias (uma para cada quadrante). São elas:
Retomando ao exemplo que demos anteriormente, César deverá, portanto, atentar-se para o Desenvolvimento de Mercado (quadrante “C”).
Viu como a Matriz Ansoff facilitou a visão e o foco desse dono da Transportadora?
Conclui-se, assim, que analisar o Mercado e o Produto é uma tarefa essencial para uma empresa de sucesso.
Para evitar riscos desnecessários, utilize antes de QUALQUER tomada de decisão acerca de Produtos ou Mercados a Matriz Ansoff e saia à frente da concorrência!