Blog - Administração
Sua empresa possui algum fornecedor que deixa “meio a desejar”, ou algum colaborador que talvez esteja, digamos, “fugindo do foco da empresa”?
Se você sabe que existe um requisito que não está sendo atendido, mas não sabe como resolver essa situação, temos uma dica prática e 100% gratuita:
Conheça agora o RNC (Registro de Não Conformidades) e veja como pode ser SIMPLES resolver problemas (aparentemente) complexos:
O Registro de Não Conformidades (RNC), trata-se de uma documentação na qual são registrados os desvios e falhas do planejamento (como o do PDCA).
Esse registro faz com que o foco da empresa seja continuamente aprimorado. Ou seja, o RNC serve para nivelar (ajustar) o controle da qualidade das ações do dia a dia.
Vamos a um exemplo na prática
Veja como é MUITO simples o uso do RNC:
Cenário:
João é dono de uma transportadora e fez um pedido a um fornecedor.
Ao processar os dados desse pedido em seu sistema TMS (que é um software para transportadoras), apareceu a tela a seguir com os seguintes parâmetros a serem avaliados por ele:
Ou seja, João irá avaliar (com as notas: “Ruim”, “Regular” ou “Bom”) como foi a prestação desse serviço (“Pontualidade”, “Qualidade” e “Atendimento”).
Porque gráficos e painéis com dados de custo da Folha de Pagamento são essenciais?
O exemplo que demos acima foi retirado de uma tela real do sistema da Vilesoft.
Nesse exemplo, João teria todas essas avaliações (de TODOS os seus fornecedores) registradas em um banco de dados robusto e seguro.
Com isso, João teria um relatório geral de médias de fornecedores com um simples toque de mouse em seu sistema.
Percebeu que, desse modo, com todos esses Registros de Não Conformidades (RNC) listados de forma clara e coerente, ele saberia prontamente de quem deve, ou não, contratar serviços novamente no futuro.
Claro que a situação acima foi somente um simples exemplo de um sistema que possibilita um RNC absolutamente completo: desde “Fui bem atendido”, até “Acabamento superficial”, “Embalagem danificada”… e por aí vai!
E esse relatório se aplica também a TODAS as demais áreas da empresa. Com ele, você terá (de forma clara e organizada), a certeza da qualidade da prestação de serviços, tanto internos, quanto externos.