Blog - Administração
Você já se perguntou: “onde eu quero estar em 5 anos?”. Bem… no mundo dos negócios, não basta sonhar. Fazer o planejamento estratégico é essencial para a realização de projetos de sucesso.
Por isso, você PRECISA conhecer a ferramenta BSC e transformar HOJE seus sonhos em ações. Veja como é muito mais fácil do que você imagina:
BSC é a sigla para “Balanced ScoreCard”; que, em português, significa basicamente “Indicadores Balanceados de Desempenho”.
Essa é uma metodologia que foi desenvolvida por professores da Universidade de Harvard (Estados Unidos, em meados dos anos 90), para te ajudar a tirar os seus sonhos empresariais do papel.
Ou seja, o objetivo dessa metodologia é materializar seus planos, seja por metas financeiras ou não. Por isso, o termo “balanceado”, pois o BSC traz esse “equilíbrio” entre as perspectivas (não só financeiras).
Para isso, há 4 perspectivas na metodologia BSC que podem ser dispostas em um Mapa Estratégico.
Vamos a um exemplo na prática
Nada melhor que um bom exemplo para a compreensão dessa metodologia. Veja como é muito simples:
Nesse exemplo, o Mapa Estratégico do Rodrigo ficaria assim:
As 4 perspectivas precisam ser descritas nesse Mapa Estratégico, pois é ele que irá facilitar a visualização de todos os membros da equipe para o foco da empresa.
Com as demandas “urgentes” do dia a dia (responder e-mails, resolver problemas “urgentes” de conexão de internet, consertar veículos da empresa que precisam de reparos “urgentes”…), acabamos deixando de lado o que é “importante” (como o foco na Visão, na Missão e nos Valores da empresa).
Com a metodologia BSC, você tem toda a estratégia organizada de forma simples e visual, em um mapa simples que todos os colaboradores poderão ter acesso e, continuamente, deverão recorrer para alinhamento do foco.
Caso, ao utilizar o BSC, você perceba que o seu foco ficou tão distante que até você mesmo não se lembra de suas ideias iniciais que o fizeram fundar a sua empresa, sugerimos que você crie um PDCA. Caso você não conheça essa ferramenta, clique aqui e desenvolva um plano de ação já!
E não troque mais o Urgente pelo Importante…