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Você sabe lidar com a concorrência?

É importante ressaltar que quando falamos “saber lidar”, isso não quer dizer que você deve sair brigando com seus concorrentes e muito menos sair denegrindo o negócio alheio.

Apesar de ainda existirem empresas que não acreditem, a concorrência saudável é extremamente importante para o crescimento do setor e além de impulsionar o mercado, também contribui para o crescimento do seu negócio. Vamos entender o porquê:

Ponto de venda

Imagine que você possui um restaurante em uma rua de sua cidade, porém, nessa mesma rua não existe mais nenhum estabelecimento do mesmo ramo que o seu. Por mais que possa parecer tentador, o cliente não irá enxergar o seu ponto como principal destino para ir em seus horários de refeição.

Isso acontece pois na sua rua só existe você como opção. E caso ele já tenha consumido uma vez de você, ele pode querer variar e com isso ele irá começar a frequentar locais com uma grande concentração de restaurantes.

Diferencial

Certo, agora que você possui a sua volta vários outros estabelecimentos do mesmo segmento que o seu, vamos falar do diferencial de cada um. Atualmente, é muito comum ver empresas em uma briga incansável por quem tem o menor preço ou as melhores condições de pagamento. Mas o que todos esquecem em meio a essa luta, é que se o seu negócio possui um diferencial perceptível ao cliente, você não precisará brigar por preço. Uma forma interessante que identificar os pontos fortes do seu negócio é fazer uma análise SWOT.

Inspire-se, não copie

Se o seu concorrente fez uma ótima promoção, você não precisa copiar a mesma promoção para o seu produto. Verifique o porquê do sucesso da estratégia dele e utilize como fonte inspiradora para criar a sua. Adeque sempre uma oferta ou promoção a sua realidade, verifique o seu custo de produção e todas as outras variáveis para que você não saia no prejuízo.

Não prostitua o mercado

Lembre-se que quando você entra em uma briga por preços onde o menor sempre vence, no final, todos saem perdendo. Entenda que você é totalmente responsável pela percepção de valor do seu produto na mente do seu cliente. Se todo mercado começa a praticar preços muito baixos para determinado produtos, o seu cliente irá entender que esse é o valor de tal produto.

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