Blog - Administração

Rentabilidade e Lucratividade: Entenda qual a diferença

Mesmo sendo um problema comum, esse é um erro que pode atrapalhar na hora de fazer uma análise de dados do negócio. Vamos entender porque:

• Lucratividade

Como o próprio nome já diz vem da palavra lucro, que por definição é todo o rendimento adquirido através de algum tipo de transação ou negociação. Porém, a lucratividade tem sua particularidade, ela é definida a partir dos resultados (lucro) obtidos em um determinado período, como por exemplo uma ação de venda para determinado produto.

Por ser uma palavra que opera constantemente no setor de compras e marketing, ela é fundamental para precificação de produtos, pois a partir da lucratividade é que se calcula todas as despesas que um produto pode gerar. Para calcular a lucratividade é simples, basta fazer a seguinte operação:

LUCRATIVIDADE =  LUCRO LÍQUIDO / RECEITA BRUTA  x 100

ATENÇÃO: É muito importante que a lucratividade seja calculada sempre. Pois ela é crucial para que as estratégias gerem resultado real para a empresa.

• Rentabilidade

Digamos que é uma das primeiras coisas que são observadas quando investidores analisam um investimento empresarial. A diferença da rentabilidade para lucratividade é a sua abrangência, ou seja, é medida a partir de todas as ações e estratégias de venda.

A rentabilidade é constantemente ignorada por algumas empresas por não saberem a sua importância. Fazendo um cálculo correto, você sabe se aquele investimento deu ou não resultado, moldando assim as futuras tomadas de decisão, evitando novos erros ou definindo onde investir futuramente. Saiba agora como calcula a rentabilidader:

RENTABILIDADE =  LUCRO LÍQUIDO / INVESTIMENTO TOTAL  x 100

Ter um controle de todos esses fatores não é uma tarefa simples, e exige um comprometimento por parte das pessoas responsáveis. Porém, se feitas de forma correta, a empresa passa a ter um fluxo de resultados correto que impulssione o negócio para frente.

Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe