Blog - Administração

Quais fatores devem ser avaliados na hora de calcular o valor da sua empresa

Um processo de venda pode aparentemente ser atraente, mas existem alguns detalhes que devem ser cuidadosamente analisados antes de qualquer decisão para que o sonho não vire pesadelo.

O primeiro passo é calcular o valor total do negócio, pois mesmo que você não queira vender 100% da empresa, você saberá quanto o seu futuro sócio deverá investir para adquirir sua parte.

Percepção de valor:

Ao mesmo tempo que é muito importância, a percepção de valor pode ser bastante perigosa. Após anos de trabalho duro, é normal que você supervalorize a empresa e acabe achando os valores oferecidos baixo demais. Realmente, o seu trabalho de anos deve ser valorizado, porém, a visão do mercado é um pouco mais fria. Por isso, faça uma avaliação realista e ouça as propostas dos investidores, o seu poder de negociação é a chave.

Projeção Anual:

Mais preciso que a percepção de valor, outro fator a ser levado em conta é o faturamento anual da empresa. Ao fazer uma proposta de aquisição, os investidores irão avaliar qual o rendimento anual da empresa com base em cálculos mensais de receita.

Ativos:

Se você é uma empresa de Software e o seu processo já foi automatizado a ponto que você possa ficar parado e interessados ainda batam a sua porta, esses são os ativos da empresa. Eles são não só um fator muito importante na hora de calcular o valor da empresa, mas também um excelente argumento para alavancar o valor da mesma.

Infraestrutura e maquinário:

Outro fator muito importante para contribuir no processo de valorização do seu negócio é toda a estrutura que você possui. É importante que tudo esteja catalogado e registrado para que não haja confusão na hora de levar isso em conta.

 

É importante entender que existe vários pontos a se levar em conta nesse caso, até as dívidas que uma empresa possui são levadas em conta. Por isso, seja realista e avalie as propostas de forma profissional.

Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe