Blog - Comercial
Em momentos como este, cada um utiliza de seus próprios meios para sobreviver. Como citamos sempre aqui em nosso blog, a crise realmente é um momento bem difícil para o mercado em geral, porém pode trazer diversas oportunidades também.
Vamos citar agora, algumas boas práticas para se tomar no momento da alta do dólar:
1 – Não se desespere
Essa é uma reação muito comum entre os empresários. A cada notícia de aumento do dólar, o desespero aumenta, acredite, o medo deve sim fazer parte de suas reações iniciais, porém, ele pode acarretar decisões desnecessárias que apenas irão contribuir para que o seu negócio afunde ainda mais.
2 – Faça um planejamento
Não existe crise que um bom planejamento não aguente. Agora, se a empresa não possui nenhum tipo de planejamento, aproveite agora para fazer um. Um bom gestor rebate a crise com estratégias e calma, por mais difícil que seja o momento.
3 – Negocie com os fornecedores
É nesse momento em que todo o relacionamento que você construiu com os seus fornecedores irá lhe trazer frutos. Todo empresário sabe que o real lucro vem na compra da mercadoria, com o aumento do dólar, o preço do produto ou matéria prima aumenta, causando um impacto significativo no seu preço final. Por isso, veja melhores formas de pagamento, desconto a vista, negocie!
4 – Não aumente os preços
É, eu sei. Você deve estar encontrando N motivos para justificar o aumento de preços do seu produto nesse momento. E acredite, eles são justificáveis. Porém, pense comigo, o aumento do dólar tem impacto também no consumidor, que logo irá pesquisar mais por preços mais baixos. Nesse momento, mantenha o seu preço para que você não perca os seus clientes fieis.
5 – Não perca a qualidade
Citamos logo acima sobre não aumentar os preços dos produtos. Ao fazer isso, muitos empresários irão pensar em suprir esse fato com a perda de qualidade no produto, que vem da utilização de matéria prima de baixa qualidade, impactando de forma significativa na preferencia do cliente. Não faça isso! Mantenha a qualidade do seu produto. Por mais difícil que seja o momento, você não quer passar por ele perdendo todos os seus clientes que levou anos para conquistar.
6 – Não exclua seus talentos
Da mesma forma que é comum aumentar a equipe em momentos de grande demanda, em momentos de desespero, as empresas tendem a demitir os funcionários tomando isso como o caminho mais rápido para a “cura” da crise. Não, isso não irá ajudar, em momentos difíceis é que você deverá contar com a sua equipe, peça sugestões, delegue funções. A ideia de ouro pode vir de onde você menos espera.
7 – Inove
Outra palavra que citamos muito quando falamos de crise. Pense bem, esse é o momento ideal para você conseguir bons preços e boas condições de negociação. Aproveite para economizar a longo prazo. Imagine que você tenha uma empresa que utilize vários setores e cada um depende do outro. Um bom software que integre todos esses setores, gerando informações mais assertivas pode lhe dar não só ganho de tempo, mas também uma grande economia a longo prazo.