Blog - ERP

Para que serve um sistema ERP?

Sistema ERP é um conjunto de software que integram os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automatização e armazenagem de todas as informações de negócios. Podem ser definidos como sistemas de informação integrados, com a finalidade de dar suporte à maioria das operações de uma empresa (suprimentos, manufatura, administração financeira, manutenção, contabilidade, recursos humanos etc).

 

O ERP ajuda a reduzir custos através da diminuição de erros e tarefas redundantes, fornece gerenciamento de maneira a acompanhar e analisar informações em vários departamentos da empresa. Para entender melhor como funciona, pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam.

 

Faz alterações e o acompanhamento de todos os processos de produção, vendas, faturamento e outros. Atualiza os dados a cada instante, desde estoque e logística até o fechamento, contabilidade e emissão de nota fiscal. Desta forma, a organização ganha tempo para se planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de todas as suas atividades. A tomada de decisões também ganha outra dinâmica.

 

Os sistemas ERP realmente integrados são construídos como um sistema empresarial que atende aos diversos departamentos de uma empresa, em oposição a um conjunto de sistemas que atendem isoladamente a cada um deles. Entre as possibilidades de integração oferecidas por sistemas ERP estão o compartilhamento de informações comuns entre os diversos módulos, de maneira que cada informação seja alimentada no sistema uma única vez, e a verificação cruzada de informações entre diferentes partes do sistema.

 

Ter um sistema ERP dentro de uma organização é sinônimo de resultados, gestão eficiente, confiabilidade de dados e tomada de decisão ágil.

 


Vilesoft ERP | Software de Gestão Empresarial – 0800 012 5000

Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe