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O SPED foi criado pelo Governo Brasileiro, para unificar a entrega, validação e armazenamento dos livros onde se registram os fatos das escriturações contábil e fiscal das empresas.
O SPED também visa facilitar a fiscalização, integrando informações de interesse dos governos federal e estadual.
O SPED é composto por projetos distintos:
A Escrituração Contábil Digital ou também conhecideo como SPED Contábil, A Escrituração Fiscal Digital conhecido como SPED Fiscal e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) .
Estas três escriturações eletrônicas permitem a integração entre a empresa, os governos federal, estadual e municipal.
Veio para padronizar e substituir um tanto de outros padrões de escriturações que antes já existiam e que variavam conforme a esfera do governo e até da unidade fiscalizadora.
O SPED é obrigatório. E cada tipo de enquadramento de empresa necessita ser produzdor determinada tipo de escrituração. Entretanto, abastecer e gerir um SPED sem um software de gestão empresarial, um ERP, é uma tarefa perto do impossível.
Por isto a Vilesoft oferece soluções completas para você gerenciar o SPED sem complicações, apenas registrando as operações normais e inerentes aos seus processos, que você já faz no dia-a-dia. E de forma integrada com toda sua empresa e até o sistema do seu escritório de contabilidade se este for terceirizado ou interno. Fale conosco e saiba o que podemos fazer para sua empresa:
O SPED, abreviação de Sistema Público de Escrituração Digital, começou a ser desenvolvido pelo Serpro ainda no Governo Fernando Henrique Cardoso com a edição da Lei 9989/00 (Plano Plurianual) que contemplava o programa de modernização das administrações tributárias e aduaneiras. O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) foi instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007 e fez parte do projeto overnamental Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. O sistema entrou em vigor para algumas empresas em 2008, em caráter de teste, atingindo em 2009 grande parte das empresas tributadas pelo lucro real no Brasil. A partir de 2014, o Sistema passou a abarcar a grande maioria das empresas brasileiras tributadas também pelo lucro presumido.
O SPED tem como objetivo unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos integrantes das escriturações contábil e fiscal das pessoas jurídicas, através de um fluxo computadorizado de informações. O SPED também visa facilitar a fiscalização, integrando informações de interesse dos governos federal e estadual. (fonte: Wikipedia)