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O OKR é uma ferramenta de gestão para traçar os objetivos de uma empresa. Com o intuito de ser interativo, todos os colaboradores podem participar na criação dos objetivos, o que deixa a equipe mais focada e determinada em realizar as tarefas, fazendo com que o crescimento da empresa seja acelerado e sustentável.
Este modelo organizacional tem como objetivo impulsionar o crescimento por meio de uma gestão transparente, pois os resultados desejados são acessíveis a todos, criando uma equipe motivada e com foco no crescimento. Um ciclo de aprendizado e participação formado, melhorando assim os resultados da empresa. Desde forma, podemos atualizar a evolução em tempo real, o que permite que os colaboradores comemorem cada avanço e possam remover barreiras antes que seja tarde demais.
Os OKRs partem do planejamento estratégico da empresa. Sua primeira função é disseminar a missão, os valores e a visão da empresa por meio dos objetivos. A missão declara o que sua empresa é e faz, ou seja, basicamente a missão é o que a empresa está disposta a fazer pelo cliente e para o mercado, seu propósito. A visão da empresa se remete as aspirações e metas futuras, aonde deseja estar e o que deseja conquistar. Deve ser compartilhada, bem descritiva e inspiradora para passar orgulho para quem participa dessa missão. Tendo como princípios esses dois conceitos, é hora de começar a traçar os objetivo a fim de realizar a missão dia após dia para alcançar no prazo definido a visão da empresa.
O Objetivo é a meta a ser alcançada, deve ser ambicioso, inspiracional e qualitativo, deve fazer referência a um trimestre do ano. Para cada objetivo crie até 4 resultados chaves. Os resultados chaves devem ser mensuráveis (quantitativos), e devem tornar o objetivo possível.
Devemos sempre priorizar a comunicação entre os departamentos da empresa. Os OKRs não são apenas uma maneira de medir o progresso. Eles são um veículo de comunicação que mostram as outras equipes que você está trabalhando e o que você está tentando realizar. Motive as equipes a olhar para os OKRs de outros departamentos e falar sobre eles, a fim de incentivar a colaboração e potencializar os resultados.