Blog - Gestão de Qualidade
Entretanto, mesmo com essa constante evolução, uma qualidade que continua rara no mercado é o talento para a liderança. Esqueça os ditados que falam que jovens não tem experiência e que os mais experientes estão velhos demais para o mercado. A liderança não tem idade e muito menos gênero.
Um bom líder pode ser o fator diferencial para uma empresa se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Mas para isto, ele deve possuir algumas habilidades que são fatores decisivos para que isto aconteça. Vamos citar agora alguns fatores que definem um bom líder:
Existe um ditado na administração que diz que o líder não manda a equipe fazer, ele conduz a equipe. É exatamente isso, esqueça as antigas práticas que dizem que o líder manda e desmanda. Não, o líder coordena a equipe e é ele que está na linha de frente do processo e é a parte primordial para o sucesso do processo, visto que se equipe e líder não confiarem um no outro, o resultado poderá se comprometer.
O líder deve também ter um olho no futuro e ser um bom empreendedor, para que possa conduzir sempre a equipe para frente. Enxergar oportunidades é uma grande virtude de um líder nato, porém, identificar possíveis problemas também pode ser um fator diferencial nesta posição.
Um bom líder também é aquele que se relaciona bem com as pessoas, sejam elas funcionários da empresa ou clientes. Não confunda isso com ser uma pessoa passiva, o líder deve incentivar mas também chamar a atenção e ser firme quando for preciso. Uma equipe não deve ter medo e muito menos raiva de seu líder.
Saber encarar os problemas de frente também é uma qualidade ímpar de um bom líder. É importante saber que dentro de todos os problemas é que estão as oportunidades, por isso, ele deve ter um olhar clínico para tais momentos. O foco sempre deve ser a solução e não o problema em si.