Blog - Transportes
Grande parte dos transportes de cargas e passageiros no nosso país está cada vez mais sendo realizado por cooperativas de transportes.
Elas estão atuando no transporte de forma geral: transporte de cargas, transporte de passageiros escolar e individual, como nas cooperativas de taxis e aplicativos, unindo forças e potenciais individuais. E estão se tornando gigantes do setor de transportes com inovação e rentabilidade que jamais conseguiriam individualizados.
A grande vantagem das cooperativas de transportes é a gestão profissional do grupo, que não tem fins lucrativos e sim fazer com que cada cooperado, cada membro da cooperativa, opere de igual para igual no mercado, com os demais modelos de empresas de transportes.
Os cooperados, ou participantes têm envolvimento nas decisões que são tomadas nas assembléias e por um conselho, eleito por todos, que atua diariamente na administração do negócio, em nome de todos envolvidos.
Todos têm direito de voto e participação ativa, se candidatando as vagas do conselho e inclusive como presidente da cooperativa de transportes.
Os cooperados conseguem ter a disposição: oficina própria, compra coletiva de diesel, pneus, peças, insumos operacionais e contratações com valores muito baixo de seguros e coberturas, que um indíviduo transportador sozinho, jamais teria acesso e condição de pagar.
E a experiência, o networking de cada indivíduo é pontecializado no grupo, ou seja, um anima o outro, possibilita e torna possível aquisições de novos caminhões e implementos com mais segurança de dar conta de pagar e em melhores condições de compras, por volume maior, por exemplo. A cooperativa de transporte se torna um cliente importante para o fabricante e não mais só um comprador isolado.
E juntos, os caminhoneiros cooperados, conseguem atender clientes grandes de um carteira de empresas que dificilmente contrataria um motorista individual, por questões de qualidade, disponiblidade de outro caminhão em caso de sinistros ou problemas operacionais e mecânicos.
O grande cliente que gera receitas significativas para o transporte, não pode depender de um ou dois caminhões somente! Ele, precisa ter certeza que sua carga será retirada, transportada e entregueno prazo. Independente se o caminhoneiro poderá ir hoje ou não.
Sempre há na cooperativa, sendo bem redundante no dizer, a cooperação do colega cooperado para cobrir suas obrigações contratuais, até que a situação de sinistros ou outros que gere paradas demoradas, acontecer.
Assim o cliente sabe que não terá problemas com sua carga, a cooperativa de transportes consegue realocá-la em outro cooperado rapidamente.
Outro ganho, além da escala para aquisições de bens, incluindo o pesado investimento do caminhão (leia também o nosso sobre Caminhoneiro ou empreendedor) é o aumento da qualidade das condições de trabalho.
Os valores recebidos são mais justos e humanos, pois há uma cooperação entre os membros da cooperativa, há interação, ajuda mútua e até entretenimento que gera maior satisfação no trabalho, ocasionada pela convivência comum e cooperativa de todos participantes.
Há uma curva de troca de experiência, intimidade de relacionamento e cresce o respeito e amabilidade entres os cooperados que dependem um do outro no dia-a-dia.
Entretanto, administrar vários interesses de ínúmeros cooperados, ter controles eficientes, atender aos processos e legisção fiscal como: emissão de CT-e, CIOT, MDF-e, SPED e todos os relatórios diários, mensais, anuais, indicadores financeiros, e relatórios gerenciais de demonstrativos de resultados essenciais à transparência de uma cooperativa de transportes não é nada simples.
E sem um software de gestão empresarial, um ERP (Enterprise Resource Planning) especialista em Cooperativas de Transportes, estas tarefas podem virar um bola de neve e atropelar as melhores competências.
Para isto, a Vilesoft se especializou em cooperativas de transportes há décadas, conhece, sabe e oferece todos os recursos de gestão que uma cooperativa necessita. E para saber mais é só pedir uma apresentação para conhecer em detalhes como gerir um cooperativa com o melhor software de gestão empresarial para cooperativas de transportes: O ERP da Vilesoft.
Opnião de quem usa:
Em âmbito nacional, a frota das cooperativas de transporte de cargas soma aproximadamente 20 mil veículos. Essa frota é responsável pela circulação de 430 milhões de toneladas de cargas dentro e fora do país. Já as cooperativas de passageiros transportam 2 bilhões de pessoas por ano, com uma frota de aproximadamente 50 mil veículos. (fonte: https://somoscooperativismo.coop.br/ramo-transporte)
Uma boa fonte de pesquisa para criar e se orientar sobre Cooperativas de Transportes, é além das já existentes que sempre abrem as portas para ajudar novas cooperativas, é acessar o site https://www.ocb.org.br/