Blog - Administração
Porém, existem as empresas que buscam a opinião de profissionais de fora e contratam uma consultoria. Mas será que toda empresa está preparada para isso? Vamos entender agora como uma empresa deve se portar durante esse processo tão delicado.
Antes de optar por uma consultoria, você deve primeiro ver como sua empresa lida com uma opinião de fora. Não se preocupe com os problemas atuais, se você está optando por esse tipo de serviço é porque os problemas existem. Por mais que possa parecer uma salvação, uma consultoria é um processo bastante doloroso para empresas que veneram o orgulho, pois, o consultor não terá dó de apontar tudo que está errado no seu negócio, e cabe a você aceita-los como críticas construtivas.
Se os problemas existem, você deve mostra-los. Um problema muito comum em um processo de consultoria é quando os problemas são mascarados ou omitidos pela empresa que está passando pelo processo. Isso na maioria dos casos acontece por orgulho e eventualmente, pode comprometer o trabalho do consultor. Por isso, antes de receber a visita do consultor, faça uma auto avaliação e liste todos os problemas reais que sua empresa possui.
Lembre-se, em pouco tempo de consultoria você irá aprender muito sobre a sua empresa e o mercado. Por isso, fale menos e escute mais. Por mais benéfico que seja, o processo de consultoria na maioria das vezes é curto, por isso, aprenda bastante para que você possa tocar o negócio de forma saudável posteriormente.
Dica: Uma boa série que mostra de forma interessante um processo de consultoria é O Sócio, da CNBC. Nele, Marcos Lemonis um grande empreendedor e milionário investe seu próprio dinheiro para tirar empresas do sufoco.