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Como um ERP utiliza seu Certificado Digital?

Como um ERP utiliza seu Certificado Digital? - VILESOFT

A transformação digital no mundo todo não pode ser ignorada por empresas que querem obter sucesso em suas negociações. Nessa era de modernização, novos meios de gerenciar e validar arquivos e informações de todos os tipos são usados. No caso da emissão de notas fiscais, o modelo eletrônico já está consolidado no mercado e é obrigatório para a maior parte das empresas que precisam fazer esse tipo de emissão.
O certificado digital é necessário nesta hora, ele funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas, além de ser a identidade da empresa. Hoje é possível realizar uma série de transações fiscais, como garantir a veracidade de documentos fiscais como a Nota Fiscal Eletrônica.
Pensando nisso organizamos esse conteúdo, sobre como o seu ERP utiliza a certificação digital para a validação de documentos. Para que você entenda mais a fundo e aplique na prática no dia a dia em sua empresa.

Existem dois modelos de certificado, o A3 e o A1. Vamos ver as diferenças entre eles para que você possa fazer a melhor escolha para integrar ao ERP da sua empresa. boa leitura!

O que é o Certificado Digital?

Acima já resumimos em uma linha a sua definição e agora vamos falar mais um pouco sobre. O Certificado Digital já faz parte da rotina de muitas empresas, mas muitos ainda não conhecem as suas funcionalidades. Cada vez mais as empresas precisam executar transações bancárias e a emissão de notas fiscais eletrônicas de forma digital e o certificado digital serve para atestar a veracidade destes documentos, como uma assinatura mesmo com validade jurídica, a qual garante a identidade do seu portador.

A identificação é feita digitalmente, o que possibilita a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e também autenticar diversos outros documentos eletrônicos. Essa é a união entre a segurança do certificado com a facilidade de transações online a combinação desses fatores junto a um software robusto como o da VILESOFT é o mais ideal para otimizar o tempo e trabalho gastos com burocracias.

É obrigatório para as empresas ter o certificado?

O Certificado Digital dá autenticidade a você ou sua empresa em movimentações online de documentos e bens, tornando todas as transações mais seguras. Com esta segurança digital é possível realizar muitas operações de forma simples por vias eletrônicas, como:

– emissão de NFe (Notas Fiscais Eletrônicas) e NFCe (Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas);
– emissão de CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico);

Agora vamos conhecer sobre cada um dos certificados e suas particularidades.

  • Tipo A1

A certificação Tipo A1 de armazenamento utiliza o certificado em todos os dispositivos sejam eles notebook, smartphones, etc… Seja qual for a hora, os serviços sempre estão disponíveis. Isso é essencial para emitir a NFe de serviços, ter sempre disponibilidade a qualquer hora.

Esse certificado tem duração de um ano. O legal dessa opção de certificação é não necessitar de um dispositivo externo como é a outra modalidade, ficando armazenado no próprio dispositivo. Por isso, essa categoria é mais dinâmica, otimizando o processo de emissão de NFe.

O Certificado Digital modelo A1 possui um grande benefício que é o seu dinamismo. Ele é um arquivo digital que você recebe logo após concluir a compra do certificado e permite que as emissões sejam feitas em qualquer computador, dentro e também fora da empresa de forma rápida. Basta que esse arquivo seja salvo e instalado no novo hardware.

O Certificado Digital A1 pode ser utilizado de forma simultânea. Este é o modelo certo (Ideal) para quem possui setores fiscais e contábeis em ambientes físicos diferentes de forma remota.

Software Gestão Financeira - VILESOFT

  • Tipo A3

O Certificado A3 tem validade de 3 anos e proporciona os mesmos serviços do A1, mas diferente do A1 o seu armazenamento é feito em uma unidade física, como um cartão ou Token USB (semelhante a um pen-drive).

Para utilizar em outros dispositivos, é necessário levar essa chave de acesso (física) com você. E, acioná-la no equipamento que deseja usar, instalando um software em todos os dispositivos para reconhecê-la e deixar o equipamento apto para utilizar a certificação.

Essas particularidades diminuem o dinamismo da modalidade. A Certificação A3 é mais cara, porém, como tem maior duração isso acaba deixando o custo anual mais em conta.

e-CNPJ ou Certificado específico para NFe
existe também um tipo especial de certificado dedicado exclusivamente para emissão de NFe. O certificado A3 possui uma estrutura diferente que:

O uso dessa certificação libera apenas a emissão de documentos fiscais eletrônicos, não aceitando a assinatura de outros documentos ou uso do certificado para acesso a informações diversas das relacionadas à NFe;
tem uma estrutura de validação direcionada para os dados necessários para emissão de NFe, portanto, a validação ocorre de forma mais rápida.
Se sua empresa necessita emitir notas fiscais para clientes, fornecedores e demais notas em grande fluxo, é vantajoso optar pelo Certificado e-CNPJ modelo A1.

O Certificado Digital foi criado para levar praticidade no cumprimento das obrigações fiscais necessárias, tanto para pessoas físicas (CPF) quanto para pessoas jurídicas(CNPJ), usando-se da tecnologia para levar segurança nas negociações digitais, autenticando o portador. Adquirir um modelo de certificação certo, otimiza o tempo de execução de tarefas, garantindo um ótimo custo-benefício.

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