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Análise de mercado: Como e porque fazer

Devemos sempre estar por dentro do cenário em que o nosso negócio está para tomar decisões que impulsionem a empresa para o futuro. É fato que quem dita esse futuro é o consumidor, por isso, devemos responder algumas perguntas e só assim começar a montar o nosso plano de ação.

  • Quem é o meu público? (Renda,idade,localização,etc)
  • Quem são meus concorrentes
  • O meu produto é importante para o consumidor?
  • Como eu posso melhor ainda mais o meu produto, tendo em vista as necessidades do consumidor.
  • Quais são os pontos fortes e fracos do meu produto e do produto da concorrência?
  • Qual é o valor do meu produto para o consumidor?
  • Qual é a relação entre o consumidor e os meus concorrentes?
  • Como e onde posso inovar?

Algumas dessas perguntas podem até parecer simples, porém são coisas que geralmente as empresas acabam esquecendo com o tempo, além disso, o meu público de hoje pode ser diferente do meu público de 2 anos atrás. Então, refaça as perguntas de tempos em tempos com intuito de atualizar o relatório.

Veja abaixo um rápido esquema que pode lhe ajudar na hora de fazer tais perguntas:

ATENÇÃO: é muito comum empresas terem o relatório pronto e ele ser jogado na gaveta. Esses dados são muito importantes e devem ser a principal fonte para a sua tomada de decisões, pois com eles você consegue criar ações personalizadas para cada cenário da empresa. Agora é hora de botar a mão na massa, filtre todos os dados e comece a planejar e executar.

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