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A importância dos colaboradores para o sucesso da empresa

Mas aí vem a pergunta, qual a forma mais eficiente para alcançar o sucesso para o seu negócio? Primeiro devemos saber que uma fórmula secreta não existe. Empresas que se destacam no mercado passam anos construindo um caminho para que o êxito seja alcançado. Porém, existem algumas formas de obter informações que são cruciais para começar a trilhar esse tão aclamado caminho do sucesso, sem precisar apelar para atalhos que na maioria das vezes só geram mais custos.

Grande parte das respostas que todo empreendedor busca está dentro do seu próprio negócio. Onde? Na sua equipe.

• Converse com a sua equipe

O maior erro de todo empreendedor ao gerir o seu negócio começa quando ele não dá ouvidos aos seus colaboradores. Mas quando digo colaboradores não digo os grandes diretores e executivos, mas sim a linha de frente, seja o vendedor que é a cara da sua empresa para o cliente ou até mesmo o responsável pelas tarefas mais simples. Todos eles podem ter informações cruciais para o sucesso do seu negócio.

Na maioria dos casos, essas informações não chegam ao conhecimento do gestor da empresa pois o colaborador não possui liberdade para expor sua opinião sobre algum determinado processo ou ele já o fez e não obteve retorno da diretoria.

O que todo gestor deve entender é que o funcionário conhece todas as necessidades do seu cliente ou até mesmo alguma falha em um processo interno.

• Estimulando a gestão colaborativa

Esse processo geralmente está ligado a cultura da empresa, se a mesma já tem um histórico de não dar voz para o colaborador, ele não irá se sentir à vontade para fazê-lo. O ideal seria além de inclui-lo nos processos da empresa, fazer com que ele se sinta importante para o sucesso da mesma. A partir do momento que o seu colaborador sentir que é importante para o sucesso de algum projeto, ele se sentirá à vontade para compartilhar suas ideias. Estimule-o sempre para que isso se torne um hábito de sua equipe.

Mas atenção. Não pense que a solução do seu problema está ligada a uma grande ideia de ouro que algum colaborador irá lhe fornecer. Toda solução está ligada primeiramente a um problema, portanto, esteja pronto para ouvir críticas e até reclamações sobre procedimentos da empresa.

• Tenha sempre um líder a frente

Outra coisa a se atentar é que o principal responsável para que a gestão colaborativa aconteça não são apenas os colaboradores. O líder é a principal chave para que os processos ocorram e é ele quem deve estabelecer toda essa sensação de confiança com a equipe. Por mais que a cultura da empresa estabeleça e favoreça a gestão colaborativa, se a atitude do líder não condizer com esse fato, ela não irá acontecer.

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