Blog - Administração

4 Dicas rápidas para fugir do calote e educar o seu cliente a pagar de forma rápida

 Para que isso seja evitado, é necessário tomar algumas precauções para que o prejuízo seja mínimo.

1 – Negociação

Quando for iniciar algum tipo de negociação com seu cliente, sempre ofereça desconto para pagamento à vista e antecipado. Fazendo isso, mesmo que você perca uma pequena quantia, você evita que possa tomar um calote futuramente.

2 – Divida os setores

Se você optar por delegar a função de cobrança a algum colaborador, certifique-se que ele nunca seja o mesmo profissional do suporte ou do atendimento. Esses profissionais são a representação de apoio e confiança em sua empresa, se ao mesmo tempo que eles prestam suporte eles iniciarem uma tentativa de cobrança, esse elo, que é construído com muito tempo e dificuldade, pode se quebrar dificultando ainda mais o recebimento.

3 – Procedimentos

Como diz o ditado: “ O que é combinado não sai caro”. Informe sempre ao seu cliente no ato da negociação os procedimentos que serão tomados caso os prazos não sejam respeitados. Além de deixar o seu cliente ciente das consequências, você também ficará resguardado sobre possíveis reclamações.

4 – Pagamentos

Evite receber qualquer tipo de pagamento em cheque. Uma opção é disponibilizar boletos e vincula-los em sua conta. Aceite pagamento via depósito bancário ou dinheiro.

Mesmo que inadimplente, trate o seu cliente com cordialidade e sempre pense que futuramente ele pode voltar a negociar com você ou até lhe indicar para um conhecido.

Somos
Associados
Somos
Certificados

Acompanhe