Blog - Administração
Vamos nos colocar no lugar do seu cliente para entender melhor. Imagine que você, depois de muita pesquisa, encontrou aquele produto que tanto queria e no preço que cabia em seu orçamento. Porém, ao fazer a compra e esperar por um dia ou dois você recebe um comunicado da empresa informando que houve um problema interno, e que o seu produto não está disponível. Frustrante não é mesmo?
Acredite, isso é mais comum do que você imagina, e acontece tanto com pequenas quanto com as grandes empresas.
Em um mercado como o de hoje, onde é cada vez mais complicado e caro conquistar a fidelidade de um cliente, um erro dessa natureza é inaceitável. O consumidor hoje passa muito tempo pesquisando seu produto na internet até achar o preço ideal e que caiba em seu bolso. Contando com o longo processo que é até direcionar o cliente ao momento da compra, seria uma pena perder todo esse trabalho não é mesmo?
Você deve estar pensando: Isso pode ser consertado. Tudo bem, a empresa pode sim fazer uma retaliação com o cliente, mas entenda, a chance desse cliente não vir a comprar de você novamente é muito grande, e como sabemos, recuperar um cliente é muito mais caro do que manter um cliente. Por isso, fique atento.
Uma forma de evitar esse tipo de problema é mantendo o setor de estoque sempre atualizado sobre a situação dos produtos. O Sistema ERP é ideal para esse tipo de tarefa, pois, como todo o processo se torna automático, qualquer mudança seja ela na situação de um determinado produto ou até mesmo na entrega, fará com que o sistema faça a atualização automaticamente.
Mas atenção, mesmo tendo todo o processo automatizado, o olho humano ainda é essencial. Lembre-se que o processo de compra é composto por várias pequenas engrenagens, se uma delas não funciona corretamente, todo o processo se perde. Porém, se feito corretamente, você não só assegura a compra de seu cliente como também o fideliza.