Blog - Administração
Nos dias de hoje a história é outra. O cliente dispõe de centenas de opções para cada produto ou serviço e passa maior parte do tempo pesquisando de acordo com a sua preferência. A internet veio para consolidar e facilitar esta prática.
Neste cenário, as empresas acabam caindo na briga do preço, que é uma tática muito arriscada pois além de desvalorizar o produto/serviço no mercado, não disputam por qualidade e sim por preço de custo cada vez menor.
O que todo empreendedor e empresário deve ter como compromisso é a experiência do consumidor. Vamos entender o porquê:
Ao procurar por determinado produto/serviço o consumidor já tem uma ideia do que quer, se a empresa oferecer a sua preferência, ela está fazendo de certa forma a sua obrigação e a única jogada que resta para o consumidor é barganhar preço.
Agora vamos pensar de outra forma: Se o cliente chega em sua empresa com sua necessidade já em mente e você o surpreende, ele não irá se sentir no direito de barganhar preço pois está recebendo a mais do que foi prometido. Além de não perder fazendo reajuste de preço, você ganha a fidelidade do cliente.
Você deve estar se perguntando, “Mas isso irá gerar um custo adicional no meu CAC (Custo de aquisição de cliente)?”. Entenda o seguinte: Você pode surpreender o seu cliente de diversas formas, seja oferecendo um atendimento personalizado na recepção da sua empresa ou oferecendo um café. Surpreenda!
Claro que existem casos que uma boa promoção é afetiva, mas sempre foque na satisfação do seu cliente independente do momento em que ele está.