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O que é o CAC: O CAC (custo de aquisição por cliente) é uma das métricas mais importantes na gestão de uma empresa. Tal informação é crucial para que você possa não só calcular quanto você está gastando para obter um novo cliente, mas também medir a eficiente de suas ações de marketing.
Vamos exemplificar: Você possui uma empresa e no mês de junho você investiu R$5000,00 em marketing e conseguiu adquirir 25 novos clientes. Sendo assim, cada cliente custou R$200,00. Feito isso, você deverá analisar qual é o lucro que cada cliente desses representa para sua empresa, se esse valor for inferior a R$200,00, você deve rever suas ações de vendas e marketing.
É fato que o investimento em marketing é muito importante para que a empresa aumente sua aquisição de novos clientes e promova a marca em seu mercado de atuação. Porém, mais importante ainda é medir se os esforços de marketing e vendas estão gerando resultados e o custo de cada aquisição.
O que normalmente ocorre é quando você tem um bom índice de aquisição de clientes e sua empresa ainda continua no vermelho. Por que isso acontece?
A resposta é simples, os esforços e gastos para adquirir cada um desses clientes é muito alto se comparado ao retorno obtido através dos mesmos, mascarando assim a situação real em que a empresa está.
Para que isso não ocorra, você deverá fazer um levantamento de suas ações e planeja-las de forma mais eficiente ou apostando em novas práticas mais eficientes.