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Como elaborar um questionário de satisfação do cliente

Já está mais que provado hoje que a melhor maneira de superar a crise é fidelizar o seu público. Porém, garantir a fidelização de seus clientes não é tão simples, deve-se fazer o devido planejamento focado na satisfação dos mesmos. Por isso, vamos lhe mostrar agora quais os principais fatores na hora de elaborar o seu questionamento de satisfação:

1º – Identifique o seu público

Primeiro de tudo você deve saber com quem está falando. Lembre-se que isso pode mudar com o tempo, então mesmo que você já possui um público alvo definido, é importante que você faça uma reavaliação de tempos em tempos. Reúna um banco de dados com todos e-mails de seus clientes. Lembre-se, utilize e-mails de clientes que já se relacionaram com a sua empresa e que forneceram esses dados, não utilize listas compradas.

2º – Criação do plano

Este passo é bem simples, defina quem será o responsável pela montagem do plano e a data da aplicação do questionário.

3º – Elabore o formulário

É importante que você faça as perguntas certas para receber as respostas certas:

• Relacione as perguntas sempre com as principais atividades de sua empresa, por exemplo, se você possui uma empresa que utiliza muito o Callcenter, faça perguntas referentes a atenção dos atendentes.

• Redija sempre perguntas simples para não gerar confusão na mente do seu cliente. Elas também devem ser objetivas para que você receba a resposta que precisa.

• Ao criar o seu formulário, opte por questões de múltipla escolha. Se preferir, você pode optar por uma questão aberta. Mas atenção, não coloque muitas pois o seu cliente não terá disposição de responde-las

• O melhor Feedback é o do seu cliente, por isso, é importante acrescentar uma área de sugestão ou observação para que o seu cliente possa conversar com você ou sugerir algo que você possa melhorar e não mencionou no formulário.

4º – Pergunte

Uma dica importante é sempre perguntar para pessoas próximas a você para usar como um pré-teste, garantindo que as perguntas não estejam confusas ou longas demais.

5º – Qual será o meio utilizado

Nesse ponto é onde será definido se o formulário será feito quando o cliente entrar na empresa, nas redes sociais ou através do site.

Agora que você já sabe como montar o seu relatório de forma eficiente, mãos a obra!

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