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Como anunciar no Google
Parte 1 – SEO na prática e na linguagem que você entende!
Provavelmente você já anuncia ou tem pensado em anunciar no Google. Se é o seu caso, este artigo é para você mesmo!
Uma das perguntas que mais temos ouvido ultimamente é como anunciar no Google. E não falta vídeo-aula, tutoriais e tudo mais ensinando como fazer isto na internet. Mas na prática a coisa é bem diferente.
Tentando responder à estas perguntas, reunimos alguns passos que vivemos nos últimos anos sobre este assunto. Sabemos que ainda estamos engatinhando, mas já temos alguns frutos que têm valido a pena. A ponto de compartilhar estas experiências com você.
Vou tentar não usar termos técnicos e a propósito, por hora, se você não sabe o que é SEO ou Adwords, deixe isto para lá, depois a gente fala disto, agora não será importante. Vamos na prática primeiro. Só saiba que é o que você precisa fazer para sua propaganda no Google lhe dá retorno. Ao menos é o que estamos aprendemos aqui na Vilesoft.
A seguir você poderá observar o que temos feitos e agir, para que seu orçamento gasto no Google, funcione e acreditamos que bem.
Mas antes precisamos ‘quebrar’ alguns conceitos errados que há na cabeça das pessoas:
Vamos por a mão na massa:
A primeiríssima coisa que você tem obrigatoriamente de fazer, é garantir que seu produto ou serviço esteja de fato pronto para entrar no mercado. Ou seja, se ele estiver com problemas recorrentes, dificuldades em manter, até mesmo em um grupo pequeno de clientes e, o pior: ter reclamações constantes de clientes e até registros na internet sobre ele e sua empresa; você tem que arrumar isto antes, ou pare por aqui mesmo, não perca tempo. Pois, este artigo não é para você!
Mas como você resolve problemas de qualidade?
Não existe outro caminho para resolver problemas de qualidade, senão, implantando programas, métodos, mensuração e processos de qualidade em sua empresa. Lembre-se do que eu lhe disse no início: ‘não existe vitória sem luta’. Então, ou você começa a lutar para resolver estes problemas hoje e ter sucesso a médio e longo prazo, ou desista agora. Pare de ler este artigo e continue a buscar ‘atalhos’ e consultoria de internet para anunciar sua empresa de forma ‘barata’. E também se prepare para continuar a ‘patinar’ e até ‘descer’ alguns degraus no que já conseguiu até hoje.
Que bom, você continuou! Então você quer resolver, vamos lá:
Você tem certeza que sabe o que é qualidade? Muitas vezes as pessoas acreditam que ter qualidade é ter o melhor produto do mercado, sem nenhum probleminha e que tenha o melhor custo também. Qualidade não é isto! Qualidade é você entregar o que você prometeu, no prazo que prometeu, no preço que prometeu e com as funcionalidades que você prometeu. Se nisto está incluso um problema que o cliente sabe, mas aceitou, você não está deixando de ter qualidade.
Por exemplo: certa feita, fui com minha mãe comprar uma máquina de lavar roupas. Vimos uma série de modelos, mas todos acima de nosso orçamento. De repente, o vendedor nos mostrou uma Westinghouse bonita, branquinha como minha mãe queria. Mas, estava com um pequeno descascado na tampa, que para nós não fazia muita diferença. E com um desconto no preço, muito fabuloso. Não tivemos dúvidas, compramos e ficamos muito satisfeitos! Mesmo com aquela falta de esmalte branco na tampa. Mesmo ‘fora de especificação’, o produto nos atendeu e teve a qualidade que buscávamos. Durou por décadas e só foi descartada porque acabou ficando grande demais para a família, que se espalhou, casando todo mundo!
Caminhos da qualidades:
Será necessário um pouco de paciência de sua parte, mas não de falta de ação. Para este artigo não ficar grande demais, vamos dividi-lo em partes, até chegarmos no foco do nosso assunto, que é anunciar no Google. Nesta primeira semana, vamos ao óbvio, o ‘basicão’ mesmo. O que posso lhe assegurar é que se você seguir e fazer o ‘dever de casa’, passo-a-passo, no final de tudo, no mínimo você terá um empresa organizada.
Passo 1 – Padronização:
Tire uma foto de como está tudo hoje. Escreva no maior nível de detalhes que conseguir, como seu produto ou serviço é fabricado ou realizado. Não aplique nenhuma melhoria neste ponto. Apenas anote passo-a-passo como você ou seus colaboradores realizam as atividades. Em todas as fases: desde a negociação, entrega, recebimento e se tiver; o pós-venda. Mas por favor, resista em não fazer melhorias nesta fase, aguente, haverá uma hora melhor para isto. E não critique ou aponte defeitos, o culpado se houver, geralmente é você mesmo. Você vai se surpreender com o que verás, pode acreditar!
Há uma frase que tenho colada na parte de dentro de minha mesa, só eu e vejo, que diz o seguinte: ‘Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações’, nem me lembro bem de onde veio, mas está lá e todo dia a leio várias vezes, até mesmo sem querer. E tento praticá-la em tudo que faço. Então, tenha disciplina e faça o trabalho pesado, faça a padronização de produção ou prestação de serviços de sua empresa. Não relaxe, caso contrário, os seus resultados serão exatamente igual ao quanto você investir nesta fase.
O produto final desta fase será a garantia que o processo de fabricação ou realização de um serviço, seja padrão; ou seja, sempre segue o mesmo fluxo. E que se um colaborador estiver ausente, outro irá conseguir este mesmo fluxo, simplesmente olhando a documentação de como ele deve ser feito.
Entendeu agora, a real necessidade e importância de registrar e escrever como cada processo é realizado? A importância de tirar um retrato de como as coisas são feitas?
Se você conseguir fazer isto, você terá o DOMÍNIO TECNOLÓGICO do seu negócio. Não precisará ter mais superprofissionais para manter e fazer aquelas miraculosidades, que só eles sabem fazer. E quando tirarem férias, você não terá mais que ligar para eles, chamar para ajudar apagar os incêndios de cada dia. Os incêndios estarão extintos, haverá somente o fogo necessário que gera o entusiamo e aquece nossos negócios: as oportunidades!
Pense em quanto você pagaria para ter isto em sua empresa (na sua vida).
Você deve estar sentindo algum ‘cheiro’ de ISO-9000 nesta conversa, não está? É isto mesmo! Mas há várias normas (padrões: aquilo que outros fizeram e deram muito certo, não re-invente a roda) que te levam a padronização. Estude e procure sua entidade de classe e obtenha apoio nelas. O SEBRAE pode lhe ajudar muito, a FIEMG, FIESP, FIRJAM e outras associações também podem lhe ajudar, incluindo a APEX/Brasil, que apóia de forma fantástica empresas que estão se preparando para exportar. Você irá ter um ganho fantástico, inclusive no custo de produção e atendimento, que irá sobrar para você então, investir no Google Adwords.
Por exemplo, aqui na Vilesoft tentamos implantar ISO-9000, mas durante o caminho, descobrimos que precisávamos de algo mais voltado para a indústria de tecnologia, nosso segmento. Tivemos todo o apoio da FUMSOFT e implantamos o programa de qualidade mps.BR, que é incentivado pela SOFTEX e o Ministério da Ciência e Tecnologia. O SEBRAE também custeou uma parte de nosso investimento.
O mps.BR é composto do nível ‘G’ até o ‘A’, de trás para frente mesmo. Já estamos trabalhando para sermos certificados no nível ‘F’, que nos dará outros níveis de controles importantes; para alcançarmos outros voos com a venda de nossos produtos. Usando o Google Adwords e a contínua expansão de nossas franquias no Brasil e Exterior.
E sem nenhuma reserva ou temores, relatamos que antes de sermos certificados mps.BR, tentamos muito outros programas e melhoria de qualidade. Acreditávamos que primeiro tínhamos que vender, obter receitas e depois então, contratar super consultores e investiríamos melhor em qualidade. Estávamos muito errados e graças a Deus, a Deus mesmo, trilhamos o caminho certo de buscar mais qualidade primeiro e depois mais mercado. Não foi fácil, mas deu certo!
Nesta semana gaste suas energias na padronização. E foco na disciplina para fazer isto. Peça ajuda. Cada coordenador, chefe de área ou responsável, por menor que sua empresa seja; tem que ser o responsável para PADRONIZAR e escrever seus processos, tirar aquela foto que falamos acima. Mostre exemplo, faça com eles, não só faça uma reunião e dê ordens. Um líder sempre põe a mão na massa, chefe é que fica só dando ordem e você é um líder, certo?
Última dica desta primeira parte: Você já ouviu falar que “cachorro que late não morde”, então, esta semana, proponha para você mesmo, reduzir sua fala pela metade. Na próxima semana você nos conta o que isto fez por você e sua empresa! Ouça e faça mais! Comece pelo básico: Padronização das atividades da diretoria, presidência, diretoria, seja lá o cargo bonito que você escolheu para você!
Na Parte 2 deste artigo e se Deus permitir, vamos atacar a Melhoria de Processos para crescimento contínuo, até lá. Se você tiver paciência e isto faz parte do trabalho de marketing de qualquer organização; vamos chegar no Google Adwords, mas vamos degrau por degrau, não pegue atalhos, atalhos não vão te levar lá.
Por favor, critique e nos envie sugestões e nos conte sua história sobre este assunto. Mas faça jus ao seu cargo, seja pró-ativo e some conosco, não apenas realize seus desejos carnais de por defeitos.
Abraços
Sobre o autor, Roger Maia:
É Mestre em Educação pela UEMG, Especialista em Sistemas de Informação pela UFMG, MBA em Gestão Empresarial pela FACED e graduado em Ciências pela FUOM. Professor universitário, pós graduação e é CEO da Rede de Franquias Vilesoft, que produz softwares e soluções para gestão empresarial há 30 anos.